Noharm.ai inicia operação no Hospital São Lucas

Noharm.ai, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Navi, hub de inteligência artificial liderado pelo Parque e pela Wisidea Ventures, iniciou nesta quarta-feira, 2, a operação no Hospital São Lucas da PUCRS.  A startup é uma plataforma que auxiliará a Farmácia Clínica do HSL nas tomadas de decisões por meio da Inteligência Artificial e desenvolveu dois algoritmos para automação da triagem farmacêutica. Enquanto um faz a priorização das prescrições fora do padrão, o outro trabalha na  identificação de pacientes críticos. O sistema indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.

Com a entrada no HSL, serão cinco mil leitos beneficiados. “O Hospital São Lucas sempre foi uma consequência natural do desenvolvimento desse projeto dentro da PUCRS. Nossa expectativa é trazer mais eficiência para o serviço de farmácia, avaliando 100% das prescrições no hospital, oferecendo mais segurança para os pacientes”, destaca Henrique Dias, idealizador da startup e cientista de dados. 

Luana Pancotte, coordenadora de farmácia no HSL, explica que o cuidado ao paciente é o foco da farmácia clínica. Para ela, isso garante o sucesso na farmacoterapia para obtenção de resultados clínicos positivos. “O uso de tecnologias na saúde vem crescendo a cada dia e a parceria da NoHarm.ai, além de trazer diversos recursos, otimiza muito o trabalho do farmacêutico clínico através da inteligência artificial. Todas essas informações já vem segregadas, o que antes era feito manualmente. Com essa novidade, temos ainda mais segurança e qualidade para o serviço de farmácia clínica do hospital”, conclui a coordenadora. 

Para Raphaela Borges, farmacêutica clínica, a chegada da startup ao HSL traz grandes expectativas. “Esperamos otimizar os nossos processos, possibilitando maior acompanhamento presencial do farmacêutico com as equipes assistenciais e disponibilidade para o planejamento de alta dos pacientes”, explica. 

Já para Diana Jardim, coordenadora de inovação em saúde do HSL, a presença da startup no hospital agrega ao portfólio de inovação, uma marca da atual gestão. “Isso reforça o reposicionamento do hospital  em melhorar a experiência dos pacientes e corpo clínico, ao incrementar inteligência artificial na automação de processos assistenciais. O Hospital tem como vocação oferecer atendimento de excelência e ser campo de ensino e pesquisa de ponta”, reforça.

Desenvolvimento

A Noharm.ai foi desenvolvida a partir do projeto de pesquisa de Henrique, na Pós-Graduação da Escola Politécnica da PUCRS. Pensada em conjunto com Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição, a startup apresenta uma inteligência artificial capaz de ler 800 medicamentos e analisar 500 mil prescrições em segundos, trazendo mais agilidade e segurança na tomada de decisões farmacêuticas. Quando Henrique e Ana Helena idealizaram a startup, eles se juntaram a mais sete voluntários para terminar o desenvolvimento do sistema e colocar a pesquisa em prática.