Serviço de Telefonia

O Hospital conta com DDR (discagem direta-ramal), que permite que os pacientes recebam ligações externas sem passar pela central telefônica. Basta o usuário discar o prefixo 3320 e acrescentar o ramal desejado.

 

Por exemplo, 3320-3xxx. Se o ramal iniciar com dígito diferente de 3, é necessário ligar para (51) 3320-3000 e solicitar o ramal desejado.

Para fazer ligações externas:

• Convencional: discar o número 0 (zero), aguardar a liberação da linha e acrescentar o número pretendido;

• Celular, DDD e DDI: solicitar via telefonista, discando o número 9. Para efetuar tais ligações, é necessário um depósito prévio na administração do andar.

 

Serviço de Nutrição

O Hospital São Lucas da PUCRS mantém um serviço especializado de Nutrição Dietética (SND) que planeja, orienta e supervisiona a alimentação dos pacientes internados, colaboradores e acompanhantes.

Contamos com processos de excelência na assistência clínica ao paciente internado, atendendo a padrões internacionais de qualidade, contando também com a presença de uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional para atender aos pacientes de alta complexidade. A visita do nutricionista ao paciente pode ser solicitada das 8h às 17h.

 

Serviço de Controle de Infecção

O ambiente hospitalar favorece a disseminação de germes que são transmitidos principalmente pelas mãos e, em situações especiais, pelo ar. Torne a sua estada e a de seus familiares o mais segura possível adotando medidas de prevenção, assumindo um papel que é de todos.

Condutas indicadas:

• Lave as mãos ou utilize solução alcoólica antes e após o contato com o paciente;

• Utilize a etiqueta respiratória: ao tossir ou respirar, proteja a boca com lenço de papel descartável ou com o antebraço;

• Utilize máscara e/ou avental quando indicado pela equipe assistencial;

• Evite ajudar os demais pacientes do quarto: solicite auxílio à equipe assistencial;

• Não sente nem apoie objetos na cama do paciente;

• Não traga flores e outras plantas;

• As refeições dos pacientes são orientadas por profissionais e passam por um processo rigoroso de controle de qualidade. Portanto, não traga alimentos;

• Evite aglomeração de pessoas no quarto. Limite a dois o número de visitantes por paciente.

 

Serviço Religioso

Conforme garante a Constituição Federal, os pacientes têm direito à assistência religiosa quando desejarem. Entretanto, é necessário que o religioso indicado, antes de visitar o paciente, dirija-se as recepções no 1º ou 2º pavimento para receber a devida identificação.

Sendo o Hospital São Lucas - HSL uma instituição confessional, católica, Marista e aberta ao ecumenismo, dispõe de assistência espiritual hospitalar que é proporcionada por uma equipe de agentes da pastoral. Atuam nessa equipe: sacerdotes, pastores luteranos, irmãs religiosas e leigas voluntárias. Essa equipe tem como objetivo proporcionar conforto espiritual por meio de visitas, sacramentos, escutas e atendimentos de acordo com as solicitações dos pacientes e familiares.

Além disso, o Hospital dispõe de uma capela, localizada no 2º Pavimento. As missas acontecem nos domingos, às 10h, terças, quintas, sábados e na primeira sexta-feira do mês, às 16h.

 

Objetos de Valor

O usuário é responsável por seus pertences. O Hospital não dispõe de local para guarda de valores em espécie, talões de cheque, joias, celulares, cartões de crédito etc.

 

Estacionamento

O estacionamento do HSL é terceirizado. Informações pelo telefone (51) 3320-3000 ramal 2297.

encontre seu médico

novidades em destaque