ATENÇÃO

O Serviço de Pastoral e Solidariedade – Programa de Voluntariado do HSL informa que, devido à pandemia e seguindo as orientações das autoridades sanitárias e as normas do Serviço de Controle de Infecção da instituição, as inscrições para os novos voluntários estão temporariamente suspensas. Retornaremos assim que as condições forem favoráveis. Agradecemos a compreensão.

HISTÓRICO

Com o lançamento de sua pedra fundamental, o Hospital São Lucas foi concebido como uma instituição cristã, católica e marista por fazer parte da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Por essa razão, as sementes da humanização e evangelização estavam presentes desde naquele momento.

Desde a inauguração, em 1976, contou com a atuação de Irmãos Maristas, sacerdotes e religiosas bem como de leigos (as) e voluntários(as) junto aos usuários do então Hospital Universitário da PUCRS (HUP).

Ser voluntário em qualquer tempo e espaço é responder a um chamado para partilhar talentos humanos. Atualmente, o Voluntariado Marista tem como objetivo contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, e está alinhado com a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos e cidadãs comprometidos/as com a promoção da vida.

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES

100 voluntários

 

COMO POSSO ME TORNAR UM VOLUNTÁRIO 

Se você é aluno(a), diplomado(a) ou colaborador(a) da PUCRS, contate o Centro de Pastoral e Solidariedade, para verificar o período de inscrições, ou fique atento ao site www.pucrs.br/pastoral. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576 ou pelo e-mail [email protected]

Se você não possui vínculo com a PUCRS, pode entrar em contato diretamente com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) pelo telefone (51) 3221-2318.

Venha conosco contribuir com a cultura da solidariedade!

 

CONTATO

Telefones: (51) 3320 -5070
E-mail: [email protected]
Nair Frey: [email protected]
Valmir Pires: [email protected]
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.

 

 

Central do Voluntariado

 

O programa voluntariado do Hospital São Lucas atualmente tem 10 projetos desenvolvidos que tem a participação de cerca de 100 voluntários provenientes da Comunidade de Porto Alegre e Universidade da PUCRS.  Todos os projetos são realizados em horário de atendimento da Central do Voluntariado: De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.

 

 Caso tenha interesse em ser voluntário os projetos disponíveis são: 

 

PROJETO 1

Nome do projeto:PROJETO BELEZA SOLIDÁRIA

 

Público beneficiado:  Pacientes em geral

 

Objetivo: Tem como objetivo proporcionar aos pacientes internados condições humanizadas e dignas frente suas necessidades básicas de higiene e bem-estar.

 

 Atuação: Projeto oferece corte de cabelo para pacientes que estão um longo período de internados. O profissional voluntário comparece uma vez na semana, no período de 2h semanais, e será conduzido pela líder do Serviço Social aos pacientes de longa permanência e aos pacientes oncológicos. O Projeto também conta com o apoio da equipe de enfermagem e da higienização da Unidade.

         


PROJETO 2

Nome do projeto PROJETO CAMINHO SOLIDARIO

Público beneficiado: Pacientes, Familiares e Colaboradores.

Objetivo: Tem como objetivo ser presença solidária para pacientes, familiares e colaboradores.

Atuação: Atuar na organizaçãodas doações recebidas (roupas, calçados, objetos decorativos e outros utensílios) realizando a seleção e organização dos mesmos que serão disponibilizados no Brechó Solidário com três edições anuais. Toda a renda do brechó é revertida na compra de vales-refeições, destinados aos familiares de pacientes em situação de vulnerabilidade, bem como, na aquisição de material de higiene, fraldas e subsídio de materiais para os demais projetos.


PROJETO 3

Nome do projeto: PROJETO COMEÇAR DE NOVO “VOLUNTÁRIAS DA MAMA”

Público beneficiado: Mulheres em tratamento Oncológico

Objetivo: Tem como objetivo atender, apoiar e ser presença junto à pacientes em tratamento de câncer de mama e seus familiares.

Atuação:   Visitar as pacientes no ambulatório e internação. O projeto conta com a confecção de órteses mamárias, almofadas corações e perucas. Aceita-se doação de cabelos para o banco de perucas.


PROJETO 4

Nome do projeto: PROJETO ESPIRITUALIDADE

Público beneficiado: Pacientes, Familiares, Cuidadores e Colaboradores

Objetivo:  Tem como objetivo partilhar o amor de Deus, de forma incondicional e ecumênica, com pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores. O projeto espiritualidade tem como fonte de inspiração a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10,29-37) que busca integrar Acolhida, Cuidado, Compaixão e Alegria

Atuação: Fazer visitas aos pacientes internados nas unidades de internação e quando solicitado em casos específico, prestar assistência espiritual para eles, familiares, acompanhantes e colaboradores.

OBS:  Assistência Espiritual/ Religiosa na instituição é prestada a todos os pacientes em conformidade com seu credo religioso.  Aos católicos será proposto os rituais dos sacramentos: Unção dos Enfermos, Sagrada Eucaristia, Reconciliação, Batismo.  Assim, como membros de outras denominações podem receber atendimento do líder espiritual mediante solicitação.


PROJETO 5

Nome do projeto:PROJETO HISTÓRIAS DE VIDA

 Público beneficiado:  Pacientes internados

Objetivo: Tem como objetivo escutar o paciente a fim de perceber como ele está se sentindo no momento e como está enfrentando o tratamento; dar oportunidade para que o paciente possa contar sua história, compartilhar seus anseios, desejos, esperanças... procurar estabelecer um diálogo com o paciente, com um familiar ou acompanhante e ser uma presença amiga.

Atuação: Visitar os pacientes internados nas unidades de internação e os que estão fazendo hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.


PROJETO 7

Nome do projeto:PROJETO MÚSICA E ALEGRIA

Público beneficiado: Pacientes internados, jovens de 15 a 30 anos, idosos acima de 60 anos e Pacientes da Hemodiálise, Radioterapia e Oncologia.

Objetivo: Tem como objetivo levar animação e música para os pacientes, familiares, colaboradores e demais clientes que circulam no ambiente hospitalar.

Atuação: Representar, através de diversos personagens, situações que inspiram alegria, vida, descontração, humanidade, entretenimento e principalmente, empatia com o outro, através da interação musical nos espaços do hospital, música ambiente nos espaços onde há circulação de pessoas.


PROJETO 8

Nome do projeto: Projeto REIKI

Público beneficiado: Colaboradores 

Objetivo: Tem como objetivo promover o bem-estar dos colaboradores proporcionando um equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico.

Atuação:  Restabelecer a conexão consigo mesmo e com sua essência através da fonte criadora existente dentro de si.


PROJETO 9

Nome do projeto:PROJETO RODA LIVROS

Público beneficiado: Colaboradores

Objetivo: Tem como objetivo estimular a cultura do conhecimento e promover aos colaboradores o acesso à leitura por meio de um acervo bibliográfico móvel “ Roda Livros”

Atuação: O “ Roda Livros” constitui-se em um carrinho adaptado com estantes para acomodar diversos livros, de diferentes gêneros literários. Ele fica disponível no segundo andar em frente ao acesso do restaurante dos colaboradores durante o período de almoço. Aceita-se doação de livros de leitura.


PROJETO 10

Nome do projeto:PROJETO VOLUNTÁRIOS ACOLHEDORES

Público beneficiado: Todas as pessoas que chegam ao HSL.

Objetivo:Tem como objetivo ser uma presença acolhedora para os pacientes, familiares, acompanhantes e demais clientes que chegam na instituição.

Atuação: Auxiliar o público quanto a localização dentro do hospital bem como, quando necessário, conduzi-lo até o local desejado. Atuação: Acolher e orientar as pessoas com informações e auxiliando no acesso ao hospital.

encontre seu médico

novidades em destaque