Estudo da vacina da Dengue é selecionado como artigo notável do The New England Journal of Medicine
Imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan foi testado no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS
O estudo da vacina da Dengue, realizado pelo Instituto Butantan, foi selecionado como artigo notável e integra a nova edição do The New England Journal of Medicine, um renomado periódico estrangeiro que publica novas pesquisas médicas e artigos de revisão. A edição deste ano apresenta as contribuições mais significativas para a medicina clínica e o atendimento ao paciente e reúne resumos de artigos, editoriais de acompanhamento e resumos em linguagem simples dos estudos selecionados.
Para o médico infectologista e diretor técnico do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Fabiano Ramos - responsável pela coordenação dos testes da vacina da Dengue na Instituição -, ter o artigo publicado em uma coleção limitada de estudos impactantes que avançaram a prática da medicina neste ano é um marco para a área e para o HSL PUCRS. “Agradeço a toda equipe que fez e ainda faz parte da história desse trabalho ao longo dos anos que foram percorridos para que pudéssemos desenvolver uma possível mudança histórica na evolução dos casos de dengue para população”, ressalta.
Sobre o artigo
A pesquisa intitulada Live, Attenuated, Tetravalent Butantan–Dengue Vaccine in Children and Adults disserta sobre a vacina de vírus atenuado tetravalente produzida pelo Instituto Butantan e testada no Hospital São Lucas da PUCRS, assim como em outros centros de pesquisa do Brasil. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia geral da vacina contra dengue, conhecida como Butantan-DV, uma versão viva, atenuada e tetravalente projetada para combater os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O levantamento avaliou a segurança e a eficácia da vacina em adultos, adolescentes e crianças ao longo de um período médio de 3,7 anos. Como principais resultados presentes no artigo, a equipe de pesquisadores entendeu que uma dose única do imunizante preveniu para os sorotipos DENV-1 e DENV-2 sintomáticos, independentemente do status sorológico da dengue no início do estudo, durante dois anos de acompanhamento.
“Através da pesquisa clínica, o Hospital São Lucas tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento e na testagem de novas vacinas, como a da Dengue e a da Covid-19. Essa atuação coloca a instituição na linha de frente da inovação em saúde, contribuindo para o avanço da ciência e para a melhoria da qualidade de vida da população”, complementa Ramos.
Butantan solicita registro da vacina da Dengue
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, o Instituto Butantan submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro do imunizante Butantan-DV. Com isso, Butantan entregou a última leva de documentos necessários para a submissão do registro, concluindo o envio de três pacotes de informações sobre o imunizante.
De acordo com dados divulgados no New England Jornal of Medicine, o imunizante apresenta 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática. Se aprovada, a vacina produzida pelo Instituto e testada no HSL PUCRS será a primeira vacina no mundo em dose única contra a dengue.