Avanços na Urologia: primeiro implante de InterStim-X para tratamento de incontinência urinária na América do Sul é realizado no Hospital São Lucas da PUCRS
Procedimento inovador e minimamente invasivo utiliza estímulos elétricos para regular função da bexiga, do intestino e do assoalho pélvico
A equipe do Serviço de Urologia do Hospital São Lucas da PUCRS (+URO) realizou, na última semana, o procedimento de implante do primeiro sistema InterStim-X da América do Sul, sob coordenação do Dr. Márcio Averbeck. A neuromodulação sacral é um tratamento inovador e minimamente invasivo que utiliza estímulos elétricos para regular a função da bexiga, do intestino e dos músculos do assoalho pélvico. O gerador InterStim-X (popularmente conhecido como “marcapasso ou chip da bexiga”) é um dispositivo que dispensa recargas e com vida útil de mais de 10 anos, proporcionando uma melhoria significativa em relação aos modelos anteriores, pois reduz a necessidade de reintervenções cirúrgicas em longo prazo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os sintomas de incontinência urinária atingem cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos, afetando, em média, 10 milhões de brasileiros que apresentam algum grau de incontinência urinária e convivem todos os dias com a condição. Proporcionando o alívio de sintomas e a melhora do quadro clínico desses pacientes, a tecnologia InterStim-X, utilizada pelos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS, agrega positivamente no tratamento da perda de urina, enviando impulsos elétricos para os nervos sacrais, que promovem o controle desses órgãos.
Desenvolvimento, inovação e tecnologia
Ao longo dos anos, a neuromodulação sacral apresentou inúmeros avanços tecnológicos. Inicialmente, quando a neuromodulação sacral foi incluída no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Brasil, o sistema disponível não era compatível com exames de ressonância magnética, com exceção de ressonância magnética de crânio. Isso apresentava uma barreira para pacientes que têm necessidade de exames periódicos, em especial em pacientes com doenças neurodegenerativas.
“Desta forma, estamos muito felizes em implantar o primeiro gerador InterStim-X da América do Sul no Hospital São Lucas da PUCRS. Essa técnica é indicada para pacientes com incontinência urinária, fecal e dor pélvica crônica que não responderam a tratamentos convencionais. Os benefícios da neuromodulação sacral incluem melhora significativa da qualidade de vida, redução dos sintomas e recuperação do controle sobre as funções corporais, proporcionando maior autonomia e bem-estar aos pacientes”, explica o urologista do + URO, Dr. Márcio Averbeck. Como diferencial deste tipo de dispositivo, comparado a outros registrados no Brasil, destaca-se a compatibilidade do equipamento para realização de procedimentos diagnósticos de exames de imagem, como ressonância magnética, além de ser um gerador menor sem necessidade de carregamento semanal e com durabilidade de 10 anos, ou até mais tempo, dependendo da amplitude do estímulo empregado.
De acordo com o médico, o caso realizado no HSL PUCRS beneficiou uma paciente que sofria com dupla incontinência, tendo sintomas de bexiga hiperativa com incontinência urinária de urgência e incontinência fecal crônica, ambas refratárias ao tratamento conservador. “É muito importante que nós lembremos que até um terço das pacientes que têm bexiga hiperativa também sofrem com incontinência fecal. É muito importante lembrar que até um terço das pacientes que têm bexiga hiperativa também sofrem com incontinência fecal. Neste contexto, a neuromodulação sacral pode melhorar as duas situações”, destaca
Conheça o + URO
O + URO, Centro de Urologia do Hospital São Lucas da PUCRS, promove assistência urológica com excelência, cuidado e humanização em todas as necessidades específicas da especialidade. Com um corpo clínico composto por médicos-pesquisadores do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital, o + URO destaca-se pela sua abordagem completa e integrada, oferecendo uma visão 360º do paciente. Saiba mais sobre o serviço por meio do telefone (51) 3320.3200 ou do site hospitalsaolucas.pucrs.br/maisuro.