Urologista do Hospital São Lucas da PUCRS contribui para novas diretrizes globais em tratamento de câncer de próstata

Dr. Gustavo Carvalhal participou de um grupo de especialistas que revisou as novas recomendações publicadas pela National Comprehensive Cancer Network 

 

Integrando ensino e pesquisa com a assistência em saúde, o urologista do Hospital São Lucas da PUCRS, dr. Gustavo Carvalhal, responsável pelo +URO da Instituição, participa de um grupo de especialistas que estão à frente da atualização das diretrizes internacionais para o tratamento do câncer de próstata. As novas recomendações, publicadas pela National Comprehensive Cancer Network (NCCN) neste ano, oferecem um guia atualizado e acessível para médicos de todo o continente, incluindo uma adaptação para o Brasil. 

A NCCN é uma referência mundial em oncologia e suas diretrizes são amplamente utilizadas por profissionais de saúde em todo o mundo. A adaptação para a América Latina visa garantir que as recomendações sejam mais relevantes para a região, considerando fatores como epidemiologia, acesso a tratamentos e regulamentações locais. O acesso ao documento é gratuito e pode ser conferido no site O acesso ao documento é gratuito e pode ser conferido no site bit.ly/NCCNProstateCancer

 

Novas diretrizes, novas perspectivas 

A versão latino-americana das diretrizes para o câncer de próstata traz diversas novidades, como a retirada de recomendações de testes genéticos e tratamentos indisponíveis no Brasil, o incentivo a terapias mais acessíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão de novas opções de tratamento para casos mais complexos. 

"A participação neste trabalho foi fundamental para entender a importância de elaborar diretrizes que sejam claras, precisas e adaptadas à nossa realidade", afirma Carvalhal. "Além disso, a inclusão ou exclusão de determinadas opções de tratamento pode ter um impacto significativo na vida dos pacientes e é preciso tomar decisões com base em evidências científicas sólidas”, completa. 


Impacto para a prática clínica 

As novas diretrizes oferecem um guia valioso para médicos brasileiros, auxiliando na tomada de decisões sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Ao considerar as particularidades da região, as recomendações contribuem para a melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes e para a padronização das práticas clínicas. 

A participação do urologista do HSL PUCRS e de outros especialistas brasileiros na elaboração das diretrizes da NCCN demonstra o compromisso do país com o avanço da oncologia. Ao adaptar as recomendações internacionais à realidade local, os profissionais de saúde brasileiros contribuem para a disseminação de conhecimento e para a melhoria dos resultados no tratamento do câncer de próstata.