tag-header Retrospectiva HSL-PUCRS: confira como foi o nosso 2021 - HSL - Hospital São Lucas da PUCRS

Retrospectiva HSL-PUCRS: confira como foi o nosso 2021

Um ano de incertezas, desafios, recomeços e de movimentos intensos em torno daquilo que nos move: a atenção ao paciente no centro de tudo. Um 2021 de profissionais engajados, altamente capacitados, de tecnologia, acesso e muito, muito cuidado. 

Mesmo diante de um dos períodos mais críticos da história, não paramos. O São Lucas da PUCRS seguiu em frente, evoluiu muito junto de cada paciente recuperado. O lançamento de uma série de projetos com ações integradas e dedicadas a pacientes e colaboradores. Garantimos acesso a consultas e exames a milhares de pessoas, renovamos as esperanças e celebrarmos os 45 anos de vidas salvas no HSL-PUCRS.  

Confira alguns dos momentos mais marcantes do nosso ano: 

No primeiro mês de 2021, iniciamos a imunização dos nossos colaboradores da linha de frente contra a COVID-19. A vacinação foi realizada com a Coronavac, vacina testada em nossa instituição de forma pioneira, por meio do Centro de Pesquisas Clínicas (CPC), e que teve essencial importância para o início da imunização em todo o País. 

Já em fevereiro, pesquisadores da PUCRS, criaram um protótipo conector para sistema de alto fluxo impresso em 3D. Este conector possibilitou que pacientes em tratamento com COVID-19 recebessem maior fluxo de oxigênio, diminuindo a necessidade de intubação. A criação feita com a participação de muitas pessoas que compõem o ecossistema de saúde e inovação da PUCRS foi reconhecida com o prêmio de inovação do Grupo Fleury. 

 

 

 

 

 Em 10 de março de 2020, foi diagnosticado o primeiro caso de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul. Para marcar a data, em 2021 o HSL-PUCRS demonstrou, em grande escala, o orgulho que sente por seus profissionais. Projetamos na fachada do hospital, Parque Esportivo e no Prédio 50 da Universidade um vídeo sobre as razões para seguir em frente: amor ao trabalho, empatia, compaixão e coragem. 

 Neste mesmo mês, a entrada do hospital ficou mais florida: O Seu Ronaldo Machado, nosso auxiliar de jardinagem, resolveu plantar algumas flores no canteiro em frente à entrada principal, para alegrar o dia de pacientes, colaboradores e de qualquer um que passasse por aqui.  

Abril foi o mês de reconhecimento.  O HSL-PUCRS foi anunciado como uma das marcas mais lembradas do prêmio Marcas de Quem Decide 2021, promovido pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata. A instituição teve destaque na categoria Proatividade na Pandemia. 

Em maio inovamos mais uma vez: Lançamos o + Cardio, um modelo completo de assistência a serviço do seu coração. Da emergência ao pós-alta, estamos aqui, 24 horas por dia, com os mais experientes e renomados profissionais em cardiologia e uma linha de cuidados exclusiva.  

Que tal um respiro? em junho o Instituto de Cultura da PUCRS implementou o projeto Ar de Arte, que busca lembrar que a arte é tão essencial quanto o ar para viver. Por meio de tablets, pacientes das áreas da Oncologia, da Psiquiatria e da Hemodiálise tiveram acesso a uma programação cultural que auxiliou na promoção do bem-estar, no entretenimento e em uma recuperação mais tranquila. 

Recebemos, em julho, o documento que chancela a nossa classificação entre os 100 melhores hospitais do País no ranking World's Best Hospitals 2021, promovido pela Newsweek e Statista. O ranking leva em conta recomendações de especialistas médicos, pesquisa de satisfação na experiência do paciente e indicadores de desempenho. Uma conquista de todas e todos! 

Dando continuidade ao processo de renovação do parque tecnológico da instituição, um dos equipamentos adquiridos, foi o EPIQ CVX, ecocardiógrafo de última geração, considerado o melhor em operação no mercado, que permite diagnósticos precisos de doenças cardíacas. Com recursos de imagem tridimensionais realistas e alta definição, o aparelho representa mais uma inovação no + Cardio, nosso modelo completo de assistência ao coração. 

Em setembro iniciamos as comemorações do aniversário da instituição com a entrega do Espaço La Valla, um lugar de descompressão e de conexão com a natureza, para o autocuidado necessário a quem cuida. Com 800 metros quadrados, é cercado pelo verde do Jardim Botânico e pelo muralismo assinado pelo artista Renam Canzi, que representa a força e a missão das nossas pessoas, principalmente durante a pandemia. 





No mês de outubro celebramos os 45 anos de fundação do Hospital São Lucas. São 45 anos de vidas salvas, contados através de histórias de colaboradores, pacientes que inspiram a nossa trajetória, na busca pela dedicação integral pela vida. 

Agraciado em novembro com o prêmio Top Ser Humano, promovido pela ABRH-RS, o case "das cartas e violetas às ações gigantes de reconhecimento: acolhida e cuidado com os profissionais do Hospital São Lucas da PUCRS no contexto da pandemia de COVID 19“, apresentou uma série de ações humanizadas promovidas pelo Programa Viver Bem, que buscaram minimizar os efeitos da pandemia em nossas equipes, principalmente nos que estão na linha de frente. 

Neste mesmo mês, demos início a transformação da instituição: buscando qualificar os serviços e o acolhimento a milhares de pacientes com atendimento humanizado e tecnologia de ponta, iniciamos uma série de obras que revitalizarão mais de 17 mil metros quadrados. O processo de transformação teve início na manhã do dia 5/11, em uma cerimônia que contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e marcou o começo das obras do bloco cirúrgico. 

Com cronograma que deve se estender pelos próximos anos, as mudanças fazem parte da consolidação do Campus da Saúde da PUCRS, uma iniciativa que tem formato inédito no País e reúne ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas. 

Finalizamos o ano com mais uma entrega significativa que faz parte do seu reposicionamento do São Lucas: a nova unidade de internação privativa L’Hermitage.  

A estrutura conta com um lounge de convivência para os pacientes, familiares e visitantes, um novo posto assistencial multidisciplinar, além de 10 apartamentos e uma suíte. A área de mais de 700m² possui um modelo focado na experiência do paciente, com investimentos em hotelaria moderna, processos inovadores, e capacitação de profissionais exclusivos no atendimento. O ato de inauguração marcou o encerramento das entregas dos 45 anos de vida  da instituição. 

Nossa gratidão a todos/as que inspiram diariamente nossas ações e trazem esperança para o mundo, feito de pessoas para as pessoas. Que em 2022 possamos celebrar juntos novos desafios, sonhos e conquistas!