Hospital de ensino e o impacto na formação na área da Saúde é tema de oficina no Seminário de Desenvolvimento Institucional da PUCRS
Momento reuniu profissionais que integram o ecossistema de Saúde da Universidade
20 de Fevereiro de 2025O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), próximo de completar 50 anos de história, reafirma diariamente seu compromisso com a integração entre assistência, ensino e pesquisa na área da saúde. Durante o Seminário de Desenvolvimento Institucional da PUCRS, a oficina Hospital de ensino e o impacto na formação na área da Saúde reuniu docentes, profissionais e gestores para debater o papel do hospital como campo de prática essencial para a qualificação de futuros profissionais.
A atividade foi conduzida pela professora Andrea Bandeira, pró-reitora de Saúde da PUCRS, e Oswaldo Balparda, diretor-geral do HSL PUCRS. Durante a oficina, foram debatidas as especificidades de um hospital de ensino do tipo II, em que a instituição se enquadra, além das perspectivas para o futuro da formação acadêmica e assistencial dentro da instituição. Também foram apresentados brevemente os objetivos do ciclo de Planejamento Estratégico (2023-2027) do Hospital São Lucas.
O encontro contou com a participação de um público diverso, composto por docentes e técnicos das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida, médicos, enfermeiras, profissionais de diferentes áreas do hospital e especialistas em gestão hospitalar.
Compromisso com a formação e com a qualidade assistencial
Em sua fala, a pró-reitora Andrea ressaltou a importância do HSL como campo de prática para atividades acadêmicas na área da saúde e reforçou o compromisso da instituição com a qualificação dos espaços. "Que possamos caminhar juntos rumo aos 50 anos do hospital, com a responsabilidade de olhar para nossos desafios e qualificar cada vez mais nossos ambientes de ensino e assistência", destacou.
Já o diretor-geral do HSL, Oswaldo Balparda, enfatizou a relevância da estrutura hospitalar na formação dos profissionais da saúde e no atendimento à população. "Trata-se de exercitar todas as possibilidades de ser um hospital universitário para alcançar a excelência. O HSL conta atualmente com 35 programas de residência, abrigando 170 residentes, dos quais 55 recebem bolsas financiadas pelo próprio hospital. Além disso, 60% dos atendimentos realizados são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou.
Requisitos e objetivos de um hospital de ensino
Durante a oficina, foram apresentados os requisitos para credenciamento de um hospital de ensino junto ao Ministério da Saúde, incluindo:
Ser campo de prática para atividades curriculares na área da saúde;
Possuir convênios formais com instituições de ensino;
Ofertar programas de residência médica e multiprofissional;
Possuir leitos operacionais mínimos exigidos;
Prestar serviços ao SUS.
Além disso, foram discutidos os objetivos fundamentais de um hospital de ensino, como:
Melhorar progressivamente a qualidade da atenção à saúde;
Qualificar a formação de profissionais da área;
Incentivar a inserção na pesquisa, desenvolvimento e gestão de tecnologias em saúde, sempre alinhados às necessidades do SUS.
O futuro do HSL PUCRS: ensino, pesquisa e inovação
Ao longo do debate, os gestores do ecossistema de saúde da Universidade evidenciaram a principal diretriz estratégica do HSL para os próximos anos: consolidar-se como o melhor hospital universitário do Sul do Brasil. Para isso, a instituição busca fortalecer ainda mais a integração entre qualidade assistencial, ensino, pesquisa e inovação, garantindo também a sustentabilidade de suas operações.
O Seminário de Desenvolvimento Institucional da PUCRS, realizado anualmente, é um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e oportunidades para o crescimento da Universidade e do Hospital São Lucas, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e assistencial.