Em parceria com a ONG Cabelegria, pacientes com câncer poderão retirar perucas gratuitamente no HSL no dia 4 de dezembro

O outubro rosa já passou, mas, a pauta do câncer de mama é importante para o ano inteiro. Por isso, encerrando 2023, o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Oncoclínicas recebe na próxima segunda-feira, 4, o Banco Móvel de Perucas da Cabelegria, uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer.

No dia 4, um lindo caminhão cor de rosa com uma tenda estarão instalados na entrada principal do Hospital na Avenida Ipiranga, 6690, com uma grande variedade de perucas a escolha.

Segundo Vitor Alves, gerente administrativo da ONG, o banco móvel existe desde 2016 e as perucas são fruto de inúmeras doações. "Estabelecemos como meta entregar muitas perucas para as pacientes oncológicas que quiserem passar pelo HSL. Escolhemos o São Lucas por ser uma instituição que atendem pacientes particulares, por convênio e SUS e que tem uma estrutura considerável na oncologia". E completa: "queremos resgatar sorrisos a estas pessoas".

O banco será estacionado com voluntários para pacientes oncológicas que apresentarem documento, comprovante de laudo médico ou comprovante de quimioterapia, oriundas de qualquer hospital do Estado. Para pacientes atendidas no Centro de Oncologia HSL/Oncoclínicas, basta apresentar um documento com a carteirinha de agendamento. Pacientes que tenham outras doenças que causam perda de cabelos também poderão retirar as perucas gratuitamente.

A ONG

Fundada em outubro de 2013 pelas amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte, a Cabelegria é uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas (itinerante e fixos). Nestes anos de atuação, já foram doadas 420.000 mechas de cabelo que se transformaram em 13.000 perucas com o trabalho de 11 costureiras.