apresentação

Urologia é a especialidade médica clínico-cirúrgica responsável pela assistência do sistema trato urinário masculino e feminino e sistema reprodutor masculino. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga, uretra ,testículos, epidídimos, ducto deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis. 

A formação do urologista envolve 06 anos da Escola de Medicina, 02 anos de especialização em cirurgia geral e 03 anos de especialização específica em urologia, totalizando 11 anos de formação básica. A especialidade é regida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que avalia a formação de todos os urologistas, dando o título de reconhecimento àqueles que apresentam todos os critérios de qualidade exigidos na sua formação através da prova de qualificação (Título de especialista - TiSBU).

Conforme dados brasileiros e internacionais (DataSUS, INCA, OMS), a estimativa para o ano de 2021 é de 164 mil novos casos de câncer do trato urinário. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 01 a cada 06 homem terá câncer de próstata e 01 a cada 36 homens morrerá dessa doença. A SBU afirma também que 90% dos tumores são curáveis. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O Serviço de Urologia do HSL foi o primeiro a realizar uma cirurgia no bloco cirúrgico do hospital no ano de 1976. Foi criado pelo professor Prof. Dr. Henrique Sarmento Barata no ano de 1973 e hoje é coordenado e chefiado pelo Prof. Dr Jorge Antônio Pastro Noronha. Fomos pioneiros no RS em cirurgia renal percutânea, litotripsia extracorpórea, gastrocistoplastia, neobexiga gástrica e cirurgia renal pela lombotomia vertical posterior.

É referência em uro-oncologia, disfunções miccionais, cirurgia videolaparoscópica, andrologia e transplante renal. 

O hospital conta com um Centro de Urologia, localizado no térreo do Centro Clínico, onde são realizados atendimentos de urgência e eletivos, exames diagnósticos em urologia (uretrocistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria) e procedimentos ambulatoriais como tratamento de HPV, sondagem da via urinária e curativos específicos, O atendimento acontece tanto em nível ambulatorial, quanto hospitalar. 

O Serviço trabalha de forma integrada com todas as áreas do Hospital São Lucas, de forma que permite que o paciente receba atendimento de forma multidisciplinar e cuidado de forma global. 

Contamos com equipe de radiologia e radiologia intervencionista preparada para a realização de exames específicos urológicos como ressonância magnética multiparamétrica da próstata para diagnóstico de doenças malignas e benignas da próstata de forma menos invasiva, além de também realizarem exames como o PET-CT.

Todos os membros do Serviço de Urologia do HSL possuem Título de Especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia e Associação Médica Brasileira (AMB). 

O Serviço também apresenta programa de residência médica em urologia desde o ano 1976, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia. 

Equipe do Serviço

  • HENRIQUE SARMENTO BARATA

    CRM 2241 | UROLOGIA

    Fundador do Serviço de Urologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1960), especialização em Pós Graduação em Urologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), especialização em Urologia (Fellow) pelo Ohio State University (1966) e especialização em Urologia pela Harward Medical School (1976).

    Currículo Lattes
  • FRANSCINE GERSON CARVALHO

    CRM 33712 | UROLOGIA

    Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em dezembro de 2009. Especialização em Cirurgia Geral (2012) e urologia (2015) pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Especialização complementar (fellowship)  em Urologia feminina e neurourologia pela University of Southern California (EUA) 2015. Urodinamicista. Teleconsultora em urologia do projeto TelessaúdeRS da UFRGS.

    Currículo Lattes
  • GUSTAVO FRANCO CARVALHAL

    CRM 18915 | UROLOGIA

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado em Urologia pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Urologia pela Universidade de São Paulo (2001). Research Fellow em Uro-oncologia pela Washington University School of Medicine (St. Louis, MO) em 1998-1999. Cirurgião formado pelo Hospital e Clínicas de Porto Alegre (1993) e Urologista formado pelo Hospital São Lucas da PUCRS (1995). Presidente da Escola Superior de Urologia de 2018-2019.

    Currículo Lattes
  • EURICO JACQUES DORNELLES NETO

    CRM 19725 | UROLOGIA

    Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1995), Programa de Residência Médica em Urologia no Hospital São Lucas da PUCRS (1997). Fellow em Urologia na Wayne State University-EUA (1999). Doutorado em Medicina, com área de concentração em Cirurgia pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS (2008).

    Currículo Lattes
  • EDUARDO FRANCO CARVALHAL

    CRM 21756 | UROLOGIA

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Mestrado em Urologia pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado pela em Cirurgia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Cirurgião formado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre 1997 e Urologista pelo Hospital São Lucas da PUCRS 1999. Research Fellow em Laparoscopia Urológica pela Cleveland Clinic Foundation (2001).

    Currículo Lattes
  • DECIO STREIT

    CRM 8326 | UROLOGIA

    Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1976), especialização em Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1988), especialização em Urologia Pediátrica pela Alder Hey Children's Hospital(1980), especialização em Urologia Pediátrica pela Hospital For Sick Children(1981), especialização em Urologia Pediátrica (Fellowship) pela University of California System(1981).

    Currículo Lattes
  • DANIEL D OLIVEIRA SILVA

    CRM 27988 | UROLOGIA

    Possui graduação em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Cirurgião Geral pelo Hospital São Lucas da PUCRS (2006) e Urologista pelo Hospital São Lucas da PUCRS (2009). Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017).

    Currículo Lattes
  • CLOVIS MARTINS DE ALMEIDA

    CRM 8634 | UROLOGIA

    Possui graduação em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977). Residência em Cirurgia Geral pelo Hospital São Lucas da PUCRS (1980). Urologista formado pelo Hospital São Lucas da PUCRS (1982).

    Currículo Lattes
  • CARLOS EDUARDO SCHIO FAY

    CRM 27644 | UROLOGIA

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Residência em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2006) e em Urologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS (2009). Especialização em Transplante Renal no Hospital São Lucas da PUCRS. Mestrado (2014) e Doutorado em Medicina (2019), com área de concentração em Cirurgia pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. 

    Currículo Lattes
  • ANDREI CARDOSO CENTENO

    CRM 38344 | UROLOGIA

    Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (2013). Cirurgia Geral pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (2016). Urologista pelo Hospital São Lucas da PUCRS (2019). Mestrando no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS.

    Currículo Lattes
  • ALOYSIO FLORIANO DE TOLEDO

    CRM 4112 | UROLOGIA

    Médico pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1968), urologista formado pela Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1970).

    Currículo Lattes

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Alteração na forma de urinar é normal?

    Algumas alterações ocorrem de forma fisiológica ao longo da vida - tanto em homens, quanto em mulheres. Mas toda alteração pode ser um primeiro sinal de comprometimento do trato urinário. É importante uma avaliação e acompanhamento com urologista para proteção do sistema urinário.

  • É normal sangue na urina?

    Não, todo e qualquer sangue na urina deve ser acompanhado. Existem doenças benignas que causam sangue na urina, mas doenças malignas também podem ser a causa. Por isso que sangue na urina sempre deve ser avaliado por um urologista.

  • Já tive cálculo renal, eles podem voltar?

    Sim, estima-se que em 10 anos, 50% dos pacientes apresentarão novos quadros de cólica renal. Por isso, todo paciente com histórico de cálculo renal deve ser acompanhado por um urologista.

  • Estou com sangramento nas fezes, devo procurar um urologista?

    Não, esses acometimentos são melhor assistidos por um proctologista.

  • Com que idade o homem precisa acompanhar a próstata?

    Sempre que tenha algum sintoma. Naqueles pacientes assintomáticos e sem história familiar para doenças da próstata, o paciente deve começar a acompanhar com urologista a partir dos 50 anos. Naqueles com história de doença prostática familiar ou fatores de risco, o paciente deverá acompanhar com urologista 10 anos antes da idade ao diagnóstico de seu familiar (SBU).

  • Urologista atende mulheres?

    Sim, a urologia atende todo o sistema urinário. Mulheres com incontinência urinária, infecção urinária de repetição, prolapso vaginal. Assim como cálculo renal, câncer de rim, câncer de bexiga e outras alterações do sistema urogenital.

novidades em destaque

encontre seu médico