Diretor Técnico do Hospital São Lucas da PUCRS é um dos autores do artigo na The Lancet Infectious Diseases sobre Vacina contra Dengue do Instituto Butantan

O Dr. Fabiano Ramos, diretor técnico e infectologista do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), foi um dos autores de um artigo publicado nesta terça-feira na renomada revista científica The Lancet Infectious Diseases. O trabalho, que destaca os resultados do acompanhamento a longo prazo da vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, reforça a importância de um imunizante de dose única capaz de proteger indivíduos de diversas faixas etárias, independentemente do status sorológico da doença.

A vacina, conhecida como Butantan-DV, é uma versão viva, atenuada e tetravalente, projetada para combater os quatro sorotipos do vírus da dengue. O estudo, que contou com a participação de diversos centros de pesquisa no Brasil, incluindo o Hospital São Lucas, avaliou a segurança e a eficácia da vacina em adultos, adolescentes e crianças ao longo de um período médio de 3,7 anos.

O artigo publicado na The Lancet Infectious Diseases é um reconhecimento ao trabalho contínuo e inovador realizado pela equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa Clínica do HSL. Sob a liderança de Dr. Fabiano Ramos, esses profissionais multidisciplinares têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de imunizantes que estão salvando vidas tanto no Brasil quanto no mundo, com destaque para a testagem de vacinas, incluindo a da COVID-19.

Essa publicação reflete o compromisso do Hospital São Lucas com a inovação em saúde e o avanço da pesquisa científica, consolidando a instituição como um centro de excelência no desenvolvimento de vacinas e tratamentos que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas.