tag-header Comitê de Acreditação Internacional –Qmentum confirma recertificação da Acreditação Diamond do Hospital São Lucas da PUCRS - HSL - Hospital São Lucas da PUCRS

Comitê de Acreditação Internacional –Qmentum confirma recertificação da Acreditação Diamond do Hospital São Lucas da PUCRS

Instituição conquista novamente uma das mais conceituadas acreditações de qualidade, segurança do paciente e gestão corporativa em saúde do mundo

O Hospital São Lucas da PUCRS recebeu a confirmação da recertificação internacional Qmentum, após a semana de avaliação realizada pelo time de auditores nacionais e internacionais (representantes do QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization). O trabalho permanente de enxergar o paciente no centro das decisões e práticas de excelência em gestão, qualidade e segurança assistencial, garantiram pela segunda vez consecutiva (a primeira foi em 2018), ao HSL a acreditação Diamond, uma das mais rigorosas certificações internacionais e com elevado nível de exigência.

“A confirmação da renovação desta certificação internacional é sinônimo de muito orgulho para a nossa instituição Marista. Mesmo diante a cenários desafiadores, como o que a pandemia nos impôs, estarmos inseridos no grupo de elite de instituições internacionais, que colocam o paciente no centro do cuidado e que trabalham governança profissionalmente, nos monstra estarmos no caminho certo reforçando nossa missão de cuidar, desenvolver e inovar, através da assistência, ensino e pesquisa, contemplados nas ações do projeto de reposicionamento e sustentabilidade do nosso hospital.”, destaca o diretor geral do HSL, Leandro Firme.

“A recertificação Qmentum é fruto do trabalho das equipes na melhoria contínua dos padrões de excelência em qualidade e segurança assistencial. Ao longo dos últimos anos, mesmo em um cenário de adversidades, a instituição seguiu no aprimoramento e na qualificação dos processos, fortalecendo a cultura de segurança institucional. Iniciativas como o PIQ (Programa Integrado da Qualidade), metodologias de treinamentos ativas e o envolvimento das equipes foram as principais estratégias utilizadas no engajamento dos colaboradores com foco no cuidado seguro”, complementa a coordenadora de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente do HSL, Ana Carolina Campos.

Metodologia QMentum

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pelo QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization. A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas. O objetivo é diversificar os métodos de avaliação para entregar mais valor aos pacientes, clientes e ao sistema de saúde.

Os padrões utilizados na metodologia ajudam as organizações a avaliarem a qualidade da prestação de serviços no local de atendimento e a incorporar uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente e na família em todos os aspectos.

As avaliações são realizadas por equipes de avaliadores experientes e que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.