18 DE ABRIL DE 2024: 25 ANOS DA CANONIZAÇÃO DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

No dia 18 de abril de 2024, a Igreja celebra os 25 anos da Canonização de São Marcelino Champagnat. Toda a comunidade marista se une para recordar esse momento importante na história do Instituto Marista.

Foi no ano de 1999 que o Papa João Paulo II canonizou Marcelino na Praça São Pedro do Vaticano e o reconheceu como santo da Igreja universal. A missa reuniu milhares de peregrinos maristas em Roma. A Rede Marista também estava representada na época por Irmãos e leigos.

Celebrar essa data é celebrar o reconhecimento da Igreja Católica à santidade de Champagnat, vivida na alegria e no serviço à educação de crianças, adolescentes e jovens. Na fragilidade de sua humanidade, Marcelino respondeu com generosidade ao chamado de Deus, fazendo nascer o carisma marista.

Comemorar a sua canonização é fazer memória que sua vida e missão se tornam vocação universal e seu legado se transforma em bem para toda a humanidade. Seu exemplo de fé, perseverança e, sobretudo, sua sensibilidade com as necessidades do povo em sua época foram os grandes legados deixados por Champagnat a cada marista que hoje segue concretizando sua obra em diferentes atuações.

Todos/as estão convidados para entrar no espírito da celebração partilhando conteúdos nas redes sociais usando o hashtag #Champagnat25. Compartilhamos também os materiais disponibiizados pelo Instituto Marista para sensibilização em momentos de cultivo em equipe ou em comunidade.

Orações

Aqui, você encontra orações desenhadas especialmente para celebrar o tríduo e a festa de 18 de abril.

Vídeo

Um coração sem fronteiras – Vídeo que recolhe momentos da canonização de São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos maristas, acontecida no Vaticano, em 18 de abril de 1999. Assista aqui!

Pedimos a proteção do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat. Que ele guie nossa caminhada fazendo-nos instrumentos para levar à sociedade mais amor, fraternidade e solidariedade.