Estudantes da Escola de Medicina implementam associação no HSL para incentivar a presença feminina no bloco cirúrgico

No Brasil, os homens ainda são maioria entre os médicos em atividade, porém a diferença em relação às mulheres vem em redução ano a ano. Dados apresentados nos levantamentos da Demografia Médica 2020 mostram que a população masculina representa 53,4% e as mulheres 46,6%. A fim de desmistificar a presença feminina dentro do bloco cirúrgico, estudantes da Escola de Medicina da PUCRS, em parceria com o Hospital São Lucas, criaram dentro da universidade a Associação de Mulheres Cirurgiãs, se adequando ao movimento global Association of Women Surgeons (AWS).

A estudante de medicina e presidente da AWS PUCRS, Gabriele Eckerdt Lech, explica que a associação surgiu nos Estados Unidos pela necessidade de debater sobre o assunto e incentivar mulheres cirurgiãs em todos os estágios de suas carreiras. “Nós já acompanhávamos na PUCRS os capítulos de outras universidades do Brasil e do mundo, então surgiu a vontade de implementarmos esse projeto tão importante aqui. Hoje comemoramos, pois começamos com três pessoas e hoje já temos mais de 10 participantes atuando na iniciativa”, ressalta. “A representatividade e cooperação é fundamental para que esse processo continue incentivando mulheres a seguir seus sonhos”, completa a residente conselheira da AWS PUCRS, Angélica de Oliveira Cardoso.

A chefe do bloco cirúrgico do HSL, Dra. Christina Campana Duarte, foi a professora escolhida para orientar as alunas, acompanhar a iniciativa e dispor de todo o suporte necessário dentro da Instituição. “Esses grupos que já existem no Brasil e no mundo encorajam e desmistificam a presença das mulheres no ambiente cirúrgico, que ao longo das décadas, tornou-se um ambiente majoritariamente masculino e a mulher precisa entender que é bem-vinda nesses locais, sem mitos. Entendemos que é um projeto importante, pois é uma maneira do HSL estar engajado com projetos mundiais, incluir pessoas e acompanhar as tendências mundiais”, destacou.