Hospital São Lucas da PUCRS realiza exame que detecta câncer de pulmão em estágio inicial com uso de Inteligência Artificial

O Hospital São Lucas da PUCRS é uma das instituições pioneiros do Brasil a possibilitar o rastreamento de câncer de pulmão em estágio inicial e outras doenças por meio do uso da Inteligência Artificial. Essa tecnologia foi desenvolvida, dentro do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, pela startup Exper e a avaliação é indicada, principalmente, para pacientes fumantes a partir de 50 anos.

A técnica utilizada pelo Check Lung é a tomografia computadorizada de baixa dose, a qual demonstra excelentes resultados em pesquisa com protocolo semelhante nos EUA: em um estudo realizado em 2011 com ex-fumantes de até 74 anos, mais de 20% dos participantes tinham um parente de primeiro grau com câncer de pulmão e o uso da tecnologia para a identificação da doença reduziu em 20,3% a mortalidade por esse tipo de câncer, em comparação com o rastreamento por radiografia simples.

Além do câncer de pulmão, outras doenças também podem ser rastreadas pela técnica, como a calcificação arterial coronariana (que também é associado ao histórico de tabagismo e à idade avançada do paciente), a osteoporose e o aumento de gordura hepática (ou seja, no fígado). Segundo Bruno Hochhegger, chefe do Centro de Diagnóstico por Imagem do HSL e fundador da empresa responsável pela tecnologia, o objetivo do rastreamento é identificar pessoas assintomáticas e que ainda não tiveram as doenças diagnosticadas: “Isto significa que, ao descobrir um nódulo pulmonar em fase inicial este poderia ser tratado com intensões curativas, ao contrário de uma doença diagnosticada tardiamente”, ressalta.

Para a médica do Serviço de Oncologia do Hospital, Ana Gellati, o rastreamento precoce da doença é impactante para a população. “Ter acesso a essa tecnologia é extremamente relevante a doenças do pulmão e outras. Faz toda a diferença, pois isso reduz a mortalidade de uma forma geral”, finaliza.