Profissionais do HSL recebem certificados após curso de formação de enfermeiros; gestão, resolução de conflitos e liderança marcaram a jornada de conhecimento
Nesta semana nossos profissionais receberam seus certificados do Curso de Desenvolvimento de Enfermeiros Assistenciais, que teve duração de 56 horas ao longo de três meses. O curso teve a finalidade de capacitar os enfermeiros para temas como resolução de conflitos e problemas, argumentação, capacidade de diálogo e negociação, entre outras abordagens que propuseram mudanças para a estratégia que contribui para o cuidado da qualidade assistencial.
Para a diretora assistencial Simone Ventura, essas jornadas de conhecimento têm sempre como foco o paciente no centro do cuidado, uma premissa do atendimento no HSL. "Quando o enfermeiro sai da universidade, ele já assume como um líder de equipe. Por isso, precisa ser um exemplo para que uma equipe funcione de forma coesa e integrada, nunca esquecendo de o quanto ele impacta o atendimento e o time do qual faz parte".
O curso contou com módulos de responsabilidades do líder assistencial, modelo assistencial, gestão clínica, desafios da liderança, práticas assistenciais e de gestão estratégica e sustentável. As doze equipes organizadas apresentaram projetos focados nos desafios do hospital e foram avaliados pela própria diretora Simone, pelo diretor técnico Fabiano Ramos, pelo diretor-geral Saulo Mengarda e por demais gerentes, considerando as apresentações por diferentes perspectivas. "Todos ficaram espetaculares e brilhantes, e mostram como nossos profissionais têm uma visão sistêmica da instituição. Os feedbacks foram incríveis, todos gostaram muito e isso foi muito positivo. Quem mais sai ganhando é o paciente", ressalta Simone.
Os projetos da banca final serão apresentados na reunião semanal de lideranças do hospital, com acompanhamento por todas as equipes e por gestores das áreas.