Hospital São Lucas conquista certificação nacional por cozinha sustentável pelo terceiro ano consecutivo
Reconhecimento do programa Green Kitchen é destinado a instituições com práticas sustentáveis na alimentação
20 de Março de 2025Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital São Lucas da PUCRS recebeu nesta quinta-feira, 20 de março, a certificação nacional do programa Green Kitchen, iniciativa que reconhece instituições comprometidas com práticas sustentáveis em suas cozinhas. A certificação é obtida após rigorosa avaliação, que inclui questionários detalhados e comprovações documentadas, identificando pontos fortes e áreas que podem ser aprimoradas para gerar benefícios tanto individuais quanto coletivos.
O objetivo central da certificação é incentivar a redução no uso de materiais descartáveis, promover orientação sobre alimentação saudável, diminuir o consumo de carne vermelha, priorizar temperos naturais em detrimento de aditivos artificiais e reduzir o uso de alimentos industrializados. O processo também avalia práticas de reciclagem, destacando a importância da correta separação e destinação dos resíduos gerados nas cozinhas hospitalares.
“Essa certificação é o reconhecimento do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e com a promoção de uma alimentação saudável e consciente. É a representação da audácia e dedicação de toda a nossa equipe, que se empenha diariamente para garantir que nossas práticas culinárias estejam alinhadas com os mais altos padrões de qualidade e responsabilidade ambiental”, explica a coordenadora de Nutrição do HSL, Luciane Carvalho.
O processo de certificação ocorre por etapas, com atribuição de pontos que definem o nível alcançado pela instituição. Atualmente, o Hospital São Lucas detém o Green Pin nível 3, resultado das práticas sustentáveis já implementadas. “A cada ano, a certificação nos motiva a buscar constantemente aprimoramentos em nossos processos. Sabemos que a jornada da sustentabilidade é contínua e que sempre há espaço para melhorias. Por isso, seguimos comprometidos em implementar novas práticas e tecnologias que nos permitam reduzir ainda mais nosso impacto ambiental e promover uma alimentação cada vez mais saudável e sustentável para nossos pacientes, colaboradores e para toda a comunidade”, ressalta Letícia Schirmer de Oliveira, nutricionista responsável pelo projeto na Instituição.
Evolução como exemplo
Em 2024, o HSL foi convidado pelo programa Green Kitchen para representar a campanha nacional como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe, especialmente diante dos desafios impostos pelas tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul. “A resiliência e a dedicação demonstradas na manutenção de práticas sustentáveis e na garantia do fornecimento de alimentação de qualidade, mesmo em condições adversas, foram fatores determinantes para essa homenagem e ficamos honrados em receber o convite”, finaliza Luciane.