Eletroneuromiografia: exame auxilia no diagnóstico de hérnia de disco e outras doenças do sistema nervoso periférico
Fraqueza muscular, formigamento e dormência estão entre os principais sintomas de indicação para realização do exame
A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame fundamental para a detecção precoce de diversas doenças que afetam o sistema nervoso periférico e os músculos, como por exemplo, síndrome do túnel do carpo ou outras neuropatias, doenças dos músculos ou doenças que afetam as raízes, como hérnia de disco. Ao avaliar a condução dos impulsos nervosos e a atividade elétrica muscular, a ENMG permite identificar alterações antes mesmo que os sintomas se manifestem de forma evidente, possibilitando um diagnóstico preciso e o início imediato do tratamento.
O neurologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Jefferson Becker, explica que a eletroneuromiografia permite avaliar a integridade e a eficiência da comunicação entre os nervos e os músculos. “Através desse exame, conseguimos identificar problemas que podem passar despercebidos em outros tipos de exames, permitindo um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficaz”, ressalta.
Importância do diagnóstico
Tratamento mais eficaz: quanto mais cedo uma doença for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso do tratamento. Muitas doenças neuromusculares progridem rapidamente, e um diagnóstico tardio pode limitar as opções terapêuticas e comprometer a qualidade de vida do paciente.
Prevenção de complicações: o diagnóstico precoce permite identificar e tratar as causas subjacentes das doenças, evitando o desenvolvimento de complicações graves e irreversíveis.
Acompanhamento da evolução da doença: a ENMG também é utilizada para monitorar a progressão de doenças crônicas e avaliar a eficácia dos tratamentos ao longo do tempo.
Melhora da qualidade de vida: ao identificar e tratar precocemente as doenças neuromusculares, é possível minimizar os sintomas, preservar a função muscular e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Como funciona o exame
O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.
O estudo da condução nervosa consiste na aplicação de pulsos elétricos de baixa intensidade e curta duração nos nervos com o objetivo de estimulá-los para que suas respostas possam ser registradas e analisadas.
A eletromiografia é realizada utilizando pequenas agulhas, que são introduzidas nos músculos e, por meio da análise de sua atividade elétrica, é possível detectar e quantificar a gravidade de doenças das raízes motoras, medula espinhal e da própria fibra muscular.
Sintomas de atenção para procurar ajuda profissional
Formigamento
Dormência
Fraqueza muscular
Queda da pálpebra
Dificuldade de subir degraus ou se levantar
Tremor muscular
Caso tenha uma ou mais dessas sensações, é importante procurar um neurologista para avaliar a necessidade de realizar uma eletroneuromiografia.
Doenças que podem ser avaliadas neste exame
Doenças do Neurônio Motor: esclerose lateral amiotrófica, poliomielite, atrofia muscular espinhal e atrofia muscular progressiva
Doenças das Raízes Espinhais: radiculopatias (hérnia de disco)
Doenças da Transmissão Neuromuscular: miastenia gravis, síndrome miastênica de Lambert Eaton e canalopatias
Doenças dos Nervos Periféricos: polineuropatias, monoteuropatias, trauma de nervos periféricos e paralisia facial
Plexopatias: plexopatia braquial, síndrome do desfiladeiro torácico e plexopatia lombossacral
Doenças Musculares: miopatias e distrofias musculares
“A eletroneuromiografia é um exame simples, seguro e eficaz para diagnosticar diversas doenças que afetam o sistema nervoso periférico e os músculos”, destaca Dr. Becker. O diagnóstico precoce, obtido através da ENMG, é fundamental para garantir um tratamento adequado, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Saiba mais
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital São Lucas da PUCRS oferece uma estrutura completa para diagnóstico, com equipamentos de última geração, além de uma equipe médica especializada em todos os exames de imagem disponíveis na área de radiologia. Os resultados dos exames e a disponibilização em formato digital também proporcionam maior segurança e agilidade no processo. O espaço ainda conta uma unidade de Neurofisiologia que realiza o exame de ENMG, assim como outros diagnósticos complementares. Entre em contato pelo telefone (51) 3320.3000.