Educação continuada: Dra. Janine Alessi coordena ações na Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Médica internista e endocrinologista do corpo clínico do HSL e professora da Escola de Medicina da PUCRS, atua para promover a valorização dos profissionais clínicos

Desde janeiro de 2025 a Dra. Janine Alessi, preceptora do Serviço de Medicina Interna e médica reguladora da Gestão de Acesso do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), integra a diretoria da Regional Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) como coordenadora de Educação Continuada. Sua atuação destaca-se por iniciativas voltadas à qualificação e atualização profissional, reforçando a excelência em ensino e assistência à saúde.

“Como coordenadora de educação continuada carrego a missão de organizar e promover ações de capacitação, cursos e reuniões científicas que tragam atualizações e reforcem todo o conhecimento que uma área tão rica e extensa com a Clínica Médica possui. Nossas ações são voltadas para estudantes, residentes, preceptores e médicos clínicos que trabalhem cuidando dos seus pacientes de forma geral.”, ressalta a médica que é especialista em Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, doutora em Endocrinologia pela UFRGS e pós-doutora em Ciências Médicas pela PUCRS, onde hoje é professora na Escola de Medicina.

Formação continuada e valorização dos profissionais clínicos

Na SBCM, sua atuação está diretamente relacionada à organização e viabilização de encontros para a discussão de casos clínicos com rigor científico, sedimentando a ligação com as demais especialidades médicas, bem como à organização de congressos regionais, cursos de educação continuada, pesquisas e campanhas que visam valorizar os profissionais do nosso estado e oferecer um atendimento de ponta à nossa população.

Entre os desafios para a sua gestão está o de incorporar à visão do especialista em Clínica Médica a imagem de um profissional com formação continuada robusta e com papel social relevante. “Tradicionalmente, subespecialidades (como Cardiologia, Gastroenterologia, por exemplo) são bastante valorizados em nossa cultura. Entretanto, com isso se deixou de valorizar os profissionais dedicados ao cuidado integral do paciente, isso é, que enxergam e cuidam do paciente como um todo, integrando e utilizando o conhecimento geral de todas as especialidades de cada órgão específico. Além disso, a sociedade também deve reconhecer a importância do profissional que sabe ligar os diferentes pontos para promover um cuidado generalista. Assim, como Sociedade visamos propor estratégias para reforçar nossos valores, desempenhando uma medicina ética, humana e baseada em evidências.” Ela ainda reforça que a formação e capacitação continuada são fundamentais para a democratização de novos conhecimentos científicos e a constante valorização desses profissionais.

Atuação no Hospital São Lucas da PUCRS

O Hospital São Lucas foi o local em que a Dra. Janine Alessi realizou suas principais etapas de formação como especialista em Clínica Médica e em Endocrinologia. Hoje, atua como professora da Escola de Medicina da PUCRS e como preceptora do Serviço de Medicina Interna do HSL, o que a conecta diretamente com a missão do Hospital Universitário da melhor universidade privada do Brasil e a unir assistência com ensino. “Aqui tenho a oportunidade de participar do treinamento prático dos estudantes de medicina, alunos do internato e médicos residentes. Acredito que minha missão se encontra alinhada com meu papel na Regional Gaúcha da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Essas experiências, além de proporcionarem uma formação continuada, qualificam o Serviço de Medicina Interna do HSL e reforçam o nosso papel de relevância como um dos Hospitais Escola referência do Estado”, finaliza.

Sociedade Brasileira de Clínica Médica

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica é uma sociedade sem fins lucrativos que atua como o objetivo de valorizar a especialidade de Clínica Médica e os profissionais da área e que tem como foco o compartilhamento de conhecimentos com respaldo científico, o fortalecimento da relação médico-paciente e a prática mais humana da medicina. Já a SBCM – Regional Sul é uma entidade de cunho científico-cultural que representa a Especialidade de Clínica Médica no Estado do Rio Grande do Sul, unindo representantes das principais Instituições educativas e Hospitais de Ensino do Estado. Surgiu da necessidade de estreitar o relacionamento com os públicos (acadêmicos e médicos).