Estudantes do Colégio Marista Champagnat mobilizam comunidade para doar ao Banco de Sangue do HSL
A ação integra o projeto de iniciação científica “A força da vida” dos estudantes da turma 112, do ensino fundamental
Na última semana, o Banco de Sangue do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) esteve no Colégio Marista Champagnat para a ação de doação de sangue, organizada pela professora Adriana Chaves e a coordenação pedagógica. Esta atividade integra o Projeto de Iniciação Científica da turma 112, com a seguinte situação-problema: “Como o sangue e seus componentes contribuem para a manutenção da vida?”
Para chegarem nessa situação-problema os estudantes participaram de conversas sobre machucados e sangue com a professora. A partir dessas conversas, surgiram alguns questionamentos, como por exemplo: Qual é a cor do sangue? Quando ele sai do corpo ficamos com menos? Todos podem doar? Todos podem receber? Existem tipos de sangue? Sangue fica doente, tem cura? Por que tiramos sangue do braço? Circula por todo corpo? Esses e muitos outros questionamentos vieram à tona durante as aulas e eles foram em busca de respostas.
As atividades realizadas proporcionaram aos estudantes uma compreensão mais profunda e lúdica sobre o sangue, suas funções e a importância da doação, integrando conhecimentos científicos com práticas interativas e colaborativas. O uso de materiais visuais, jogos e dinâmicas possibilitou um aprendizado significativo e acessível, estimulando a criatividade e o engajamento dos alunos. A construção do hemocentro dentro da sala de aula, a visita ao Banco de Sangue do HSL e o envolvimento das famílias, reforçaram a importância da conscientização sobre os cuidados com a saúde, enquanto debates e estudos de casos ampliaram a reflexão sobre os desafios logísticos da doação de sangue.
De acordo com a professora Adriana Chaves, levar um banco de sangue para dentro da escola tem um impacto significativo na conscientização e educação sobre a doação de sangue. Ao vivenciar de perto a estrutura e o funcionamento de um banco de sangue, os estudantes e suas famílias, assim como toda a comunidade escolar, puderam entender melhor a importância da doação e todo o processo envolvido para que ela aconteça.
Esse contato direto também humaniza o tema, tornando-o mais concreto e acessível, além de fomentar um senso de responsabilidade social e engajamento na comunidade escolar. Dessa forma, o projeto, propiciou uma vivência significativa para a construção de memórias afetivas e promoveu uma educação em saúde mais prática, eficaz e colaborativa, estimulando debates e reflexões sobre solidariedade e cidadania.
O reflexo desse engajamento ficou evidente ao superarmos a meta estabelecida pelo Banco de Sangue, de 70 bolsas de sangue, alcançando 106 doações. O envolvimento da comunidade educativa, estudantes, educadores e Reitoria e funcionários da PUCRS, assim como da Rede Marista, foi fundamental para que tivéssemos êxito nessa ação tão nobre. O encerramento do projeto “A força da vida” se dará no dia 26 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, entre as 14h e 17h.
Informações sobre doação de sangue, através do site do Banco de Sangue. Lembrando que a doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos, contribuindo com a saúde e a vida de até quatro pessoas.