Profissionais do HSL recebem certificados após curso de formação de enfermeiros; gestão, resolução de conflitos e liderança marcaram a jornada de conhecimento

08 de Julho de 2022

Nesta semana nossos profissionais receberam seus certificados do Curso de Desenvolvimento de Enfermeiros Assistenciais, que teve duração de 56 horas ao longo de três meses. O curso teve a finalidade de capacitar os enfermeiros para temas como resolução de conflitos e problemas, argumentação, capacidade de diálogo e negociação, entre outras abordagens que propuseram mudanças para a estratégia que contribui para o cuidado da qualidade assistencial.

Para a diretora assistencial Simone Ventura, essas jornadas de conhecimento têm sempre como foco o paciente no centro do cuidado, uma premissa do atendimento no HSL. "Quando o enfermeiro sai da universidade, ele já assume como um líder de equipe. Por isso, precisa ser um exemplo para que uma equipe funcione de forma coesa e integrada, nunca esquecendo de o quanto ele impacta o atendimento e o time do qual faz parte".

O curso contou com módulos de responsabilidades do líder assistencial, modelo assistencial, gestão clínica, desafios da liderança, práticas assistenciais e de gestão estratégica e sustentável. As doze equipes organizadas apresentaram projetos focados nos desafios do hospital e foram avaliados pela própria diretora Simone, pelo diretor técnico Fabiano Ramos, pelo diretor-geral Saulo Mengarda e por demais gerentes, considerando as apresentações por diferentes perspectivas. "Todos ficaram espetaculares e brilhantes, e mostram como nossos profissionais têm uma visão sistêmica da instituição. Os feedbacks foram incríveis, todos gostaram muito e isso foi muito positivo. Quem mais sai ganhando é o paciente", ressalta Simone.

Os projetos da banca final serão apresentados na reunião semanal de lideranças do hospital, com acompanhamento por todas as equipes e por gestores das áreas.