FAQ | Reocupação dos Ambulatórios SUS – 3º Pavimento

Veja informações e orientações para profissionais e pacientes

27 de Maio de 2025

 

Com o avanço das obras de revitalização do 3º pavimento, o processo de reocupação dos ambulatórios SUS do Hospital São Lucas da PUCRS está em pleno andamento. A iniciativa visa oferecer um ambiente mais moderno, funcional e acolhedor para pacientes e profissionais. Para garantir uma transição organizada e segura, elaboramos esta FAQ com as principais informações sobre os ambulatórios já em funcionamento, o cronograma de mudança, a logística envolvida e os canais de suporte disponíveis. Confira abaixo os detalhes e orientações para cada etapa desse importante momento de reestruturação.

 

1. Quais ambulatórios já estão funcionando no novo espaço?
Estão em funcionamento na Ala Sul os seguintes Conjuntos:

Conjunto 302: Cardiologia e Cirurgia Cardíaca - Ramal: 3336

Conjunto 307: Nefrologia - Ramal: 3222

Conjunto 309: Serviço de Psiquiatria (permanece no local habitual)

Conjunto 301: Endocrinologia, Gastroenterologia e Reumatologia - Ramal: 3403

Conjunto 305: Dermatologia - Ramal: 3384

 

2. Quando ocorre a mudança para a Ala Norte?
 A mudança está agendada para quinta-feira, 30 de maio, com início dos atendimentos no novo local na segunda-feira, 2 de junho.

 

3. Quais especialidades passam a atender na Ala Norte a partir de 2/6?

Conjunto 311: Urologia, Proctologia e Geriatria

Conjunto 314: Pneumologia, Cirurgia Torácica, Infectologia e Fisiatria

Conjunto 316: Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Vascular.

Conjunto 317: Ginecologia e Mastologia.

 

4. Como será feita a orientação dos pacientes no novo local?
Haverá equipes de apoio e sinalização física provisória no andar para direcionamento dos pacientes.

 

5. Os locais estão atualizados nos sistemas (prontuário eletrônico, agendamento etc.)? Sim, os sistemas internos estão sendo atualizados conforme o cronograma de mudança. Em caso de inconsistência, entrar em contato com o setor de TI pela ferramenta Agidesk.

 

6. Como será o apoio logístico no dia da mudança (30/5)?
Equipes de apoio estarão mobilizadas para auxiliar na movimentação de equipamentos, prontuários físicos e insumos. Caso seu setor precise de suporte específico, comunique previamente pelo ramal 5312.

 

7. Como ficam os fluxos de limpeza e manutenção durante o período de transição?
 A limpeza terminal será realizada antes da entrada de cada serviço nos Conjuntos e haverá equipes de manutenção de plantão para ajustes emergenciais. Solicitações devem ser feitas via canal habitual, o Neovero.

 

8. Quem devo procurar em caso de dúvidas específicas da minha área?
Procure a equipe administrativa dos ambulatórios pelo ramal 3249.

 

9. Quando será a inauguração oficial do espaço revitalizado?
 A inauguração oficial ocorrerá em data a ser divulgada em breve, possivelmente no mês de junho. Será um momento simbólico de celebração com todos os profissionais que fizeram parte dessa reconstrução.