Transformação do cuidado em saúde: Hospital São Lucas firma termo de compromisso com Unimed Porto Alegre para projeto da Rede de Dor Lombar de Valor

Nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, o Hospital São Lucas da PUCRS e a Unimed Porto Alegre firmaram um termo de compromisso em que o HSL será piloto no projeto da Rede de Dor Lombar de Valor, por meio da implantação do Value Based Health Care (VBHC) - cuidados de saúde baseados em valor. A parceria tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas com dor lombar, por meio de uma rede integrada de valor que atenderá pessoas adultas com o diagnóstico clínico.  

Além disso, com a implantação do VBHC, o HSL PUCRS e a Unimed Porto Alegre realizarão a transformação do cuidado em saúde, através de soluções colaborativas e inovadoras, entregando valor aos pacientes com sustentabilidade para o ecossistema da saúde. O novo modelo de cuidado tem como objetivo revolucionar o modo de atuação dos profissionais e instituições de saúde, reduzindo custos e desperdícios assistenciais e aumentando a qualidade oferecida aos pacientes. 

Estiveram presentes no ato da assinatura, representando a Unimed Porto Alegre, o diretor de provimentos, Dr. Paulo Roberto Barbosa Soares, a superintendente de Provimento Saúde, Daniela Medeiros, e o superintendente executivo, Leandro Firme. Por parte do Hospital São Lucas, participaram o diretor-geral Saulo Mengarda, o diretor técnico Dr. Fabiano Ramos, o coordenador do Centro da Coluna recém-inaugurado, Dr. Erasmo de Abreu Zardo, e a coordenadora de Relacionamento com Mercado, Cristiane Manfron. O encontro contou ainda com a participação da médica especialista em Transformação de Sistema de Saúde e Embaixadora de Value Based Health Care (VBHC), Drª. Márcia Markdisse, reconhecida nacionalmente e embaixadora desta abordagem.  

Para Mengarda, essa parceria é um marco importante entre duas instituições que chancela um novo modelo de atendimento, onde o paciente é o foco. “A assinatura deste termo de compromisso é mais uma entrega e validação de uma nova linha de atendimento que proporciona ao paciente ser o centro do cuidado, promovendo uma entrega de valor para o paciente e uma gestão sustentável para as instituições”, explicou.  

Márcia destacou que essa parceria é um marco histórico para transformação direcionada por valor em saúde no Brasil. “Essa união de esforços das lideranças clínicas e executivas, em torno do propósito comum de aliviar o sofrimento e gerar mais saúde para as pessoas atendidas, é a chave para a redução do desperdício e para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde em todo o mundo”, pontuou. 

De acordo com Daniela, a implementação do VBHC é uma pauta que deve ser estratégica das organizações de saúde, pois ela exige, principalmente, uma nova forma de relacionamento entre os players. “A Unimed Porto Alegre se posiciona declarando o incentivo e a cocriação de soluções de alto valor para os nossos clientes. A assinatura desse termo de cooperação para a rede de dor lombar e principalmente para a construção de cases concretos de VBHC é um passo real e importante na transformação do nosso ecossistema”, finalizou.