Touca de crioterapia para evitar ou minimizar queda capilar passa a ser oferecida em nosso Centro de Oncologia

Inteligência inglesa faz com que o principal efeito colateral das quimioterapias seja reduzido

O Centro de Oncologia do HLS-PUCRS em parceria com o Grupo Oncoclínicas iniciou as operações da touca inglesa PAXMAN, pioneira em resfriamento do couro cabeludo e que ajuda a minimizar a queda capilar em pacientes com alguns tipos de cânceres.

A touca resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18°C e 22°C e a mantém estável, o que permite menor absorção dos medicamentos nessa região. O procedimento causa diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares e evita ou reduz a queda dos fios.

Para a médica oncologista e chefe do Serviço de Oncologia no hospital, Dra. Fabiana Viola, o recurso é um diferencial no tratamento da quimioterapia que ajuda a conter um dos principais efeitos colaterais da medicação. “Acreditamos que o cabelo tem muito a ver com a autoestima e, para as mulheres, isso tem um impacto muito importante", explica.

A touca é utilizada durante as sessões de quimioterapia, fazendo o processo em conjunto com o tratamento. Este diferencial não contempla todos os tipos de cânceres, por isso, é necessário que o médico indique a possibilidade de uso a cada paciente. "O tipo mais comum é o de câncer de mama", ressalta a oncologista.

Pacientes que procuram mais informações sobre a touca, casos em que é aplicada ou valores particulares devem entrar em contato com a recepção do Centro de Oncologia, através do telefone 3320.3820.