Simulado de evacuação é parte da cultura de segurança e resposta rápida a situações críticas no HSL PUCRS

Ação integra programa contínuo de aprimoramento em segurança e resposta a eventos críticos e envolve colaboradores, lideranças e médicos

18 de Março de 2025

Entre as ações que visam preparar colaboradores e corpo clínico para respostas rápidas em situações críticas, o Hospital São Lucas da PUCRS realizou um simulado de evacuação de incêndio em suas instalações. A ação, que integra um programa contínuo de aprimoramento da cultura de segurança e cuidado e teve como objetivo treinar equipes para responder de forma eficaz a emergências, como acidentes e sinistros. 

O simulado foi planejado e executado pelo Comitê de Crise e Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Instituição.  A simulação representou um cenário de risco realista, permitindo que os participantes praticassem os procedimentos de atendimento à emergência em um ambiente controlado e seguro. Essa abordagem prática e imersiva garante que, em caso de emergência real, todos estejam preparados para agir com precisão e eficiência. 

 

Treinamento para equipes multiprofissionais  

A ação envolveu uma ampla gama de profissionais do Hospital São Lucas, incluindo equipes assistenciais, de apoio e administrativas, além de médicos do Corpo Clínico. A participação ativa de todos os setores demonstrou o compromisso coletivo com a segurança integrada e a colaboração multidisciplinar. A segurança dos pacientes, acompanhantes e profissionais é a prioridade máxima do Hospital, por isso os que estavam no local em que o simulado ocorreu, foram previamente informados que haveria um simulado para testar a resposta das equipes.  

 

Situação real 

A iniciativa simulou um princípio de incêndio em um leito de internação localizado no quinto pavimento do prédio de 10 andares. A equipe organizadora utilizou uma máquina para simular a fumaça e contou com colaboradores de áreas distintas que interpretaram paciente e acompanhante como em um cenário real.  

A simulação foi acompanhada de perto pelas equipes responsáveis, que monitoraram cada etapa do processo para garantir a segurança de todos os participantes e registraram para avaliação e posteriores correções e ajustes necessários. O momento transcorreu sem intercorrências, demonstrando a eficácia dos protocolos de segurança e a prontidão de seus profissionais. 

Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do SESMT, Guilherme Crestani,  o compromisso com a segurança é pauta constante nos treinamentos de equipes e na busca por melhorias em todos os processos.