Saulo Mengarda é o novo diretor-geral do HSL

Na tarde desta segunda-feira, 4, o administrador Saulo Mengarda tomou posse como o novo diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS. O anúncio foi feito durante a reunião semanal de lideranças da instituição pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. Mengarda, que até então era diretor administrativo, foi escolhido após deliberação do Conselho Administrativo da União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), mantenedora do hospital. Ao lado dele, estarão Fabiano Ramos, diretor técnico; e Simone Ventura, diretora assistencial.

Para Saulo, foi uma honra ter sido escolhido para a importante missão de guiar os passos do hospital em um momento tão desafiador para a saúde. "Embarquei neste processo seletivo pautado pelos mesmos princípios e valores maristas que me guiam desde o meu primeiro dia aqui no São Lucas: amor ao trabalho, espiritualidade, simplicidade, espírito de família, solidariedade e presença. E, não menos importante, aquele valor que o HSL tanto precisa: a audácia para nos reinventarmos e, principalmente, superar os desafios".

Sobre seus próximos passos como diretor-geral, Saulo fez questão de tocar em um ponto que considera o fundamental para que tudo siga bem e em frente: a união das pessoas. Para ele, valorizar os pontos positivos de cada um, ajudar mutuamente naquilo que for preciso e unir forças é a receita de uma gestão eficaz e empática. "Melhoramos muito a nossa gestão nos últimos anos, demonstramos resultados positivos e evoluímos em nossos indicadores. Mas, tenho certeza que podemos mais. É nisso que acredito e eu conto com todos vocês".

Sobre seus próximos passos como diretor-geral, Saulo fez questão de tocar em um ponto que considera o fundamental para que tudo siga bem e em frente: a união das pessoas. Para ele, valorizar os pontos positivos de cada um, ajudar mutuamente naquilo que for preciso e unir forças é a receita de uma gestão eficaz e empática. "Melhoramos muito a nossa gestão nos últimos anos, demonstramos resultados positivos e evoluimos em nossos indicadores. Mas, tenho certeza que podemos mais. É nisso que acredito e eu conto com todos vocês", disse ao grupo de líderes. "Nesse momento minha mensagem é de continuidade mas também de refinamento e aprimoramento do que podemos e vamos construir juntos para o bem maior da instituição, pois ela é maior que todos nós!", completou.

Saulo assume após um breve período de direção interina do diretor geral do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), Dr. Jaderson Costa da Costa, com assessoria da gerente de operações do Instituto, Luciana Guterres.


Quem é Saulo Mengarda

Saulo é administrador, especialista em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde e Qualidade e Segurança no Cuidado do Paciente. Tem domínio em operações de hospitais de diversas complexidades e forte atuação na gestão estratégica com foco na qualidade e melhoria contínua, com conquistas de certificações nacionais e internacionais da área da saúde, como a Acreditação ONA, Qmentum e MEG (Metodologia de Excelência em Gestão). Entre outras habilidades e experiências, Saulo também conta com grande experiência na implantação e gerenciamento de sistema de custos hospitalares.