QUARESMA: SOMOS CHAMADOS A VIVER A ORAÇÃO E A AMIZADE SOCIAL

A Quaresma é um período de oração, reflexão e discernimento. Tempo que nos traz a oportunidade de rever nosso estilo de vida e opções cotidianas, no exercício da misericórdia e da presença de Deus. Esse tempo litúrgico, segundo a tradição católica, inicia na Quarta-feira de Cinzas e compreende os quarentas dias que antecedem a Páscoa.

Que, neste tempo quaresmal, possamos converter nossos sentidos para ver, escutar e sentir as realidades que nos interpelam a um compromisso com a vida das pessoas em vista da transformação do mundo, da fraternidade e da amizade social.

Fraternidade e Amizade Social

Junto à Quaresma, também vivenciamos a Campanha da Fraternidade (CF). Ela é lançada anualmente pela igreja do Brasil durante esse período, pois é um momento favorável para a reflexão e partilha. Trabalhar uma temática específica nesses dias enriquece o percurso quaresmal.

Em 2024, a CF tem como foco o tema Fraternidade e Amizade Social, direcionando a atenção para a importância das relações humanas baseadas na solidariedade, no respeito e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" destaca a necessidade de reconhecermos a igualdade entre todas as pessoas, incentivando a prática da fraternidade, do acolhimento e do respeito mútuo, visando a edificação de uma comunidade mais unida e solidária.

Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco discorre sobre o que é a Amizade Social abordando suas características e formas de vivenciarmos em nosso dia a dia. Dentre as principais características, o Pontífice destaca: “é a capacidade diária de alargar o meu círculo, chegar àqueles que espontaneamente não sinto como parte do meu mundo de interesses, embora se encontrem perto de mim" (FT, 97).

Ou seja, ao trazer a temática da Fraternidade e da Amizade Social para as reflexões da Campanha da Fraternidade 2024, a Igreja do Brasil propõe-se a colocar em diálogo essas diferentes visões de mundo, fazer com que todos fiéis e religiosos possam abrir a mente e o coração para, de fato, viverem o cuidado integral com todos e todas que compões a nossa sociedade.

Como posso trabalhar a Campanha da Fraternidade em meu espaço de missão?

Para subsidiar as frentes de missão maristas com formações e atividades sobre a Campanha da Fraternidade, as três Províncias Maristas do Brasil reuniram seus materiais em um site especial sobre a CF 2024. Acesse aqui e confira os conteúdos disponíveis para o trabalho formativo nas diferentes frentes de missão.