Profissionais da saúde do HSL participam de evento sobre os desafios na identificação da sepse

Em alusão ao Dia Mundial da Sepse, celebrado no dia 13 de setembro, o Hospital São Lucas da PUCRS realizou nesta terça-feira a palestra Sepse: panorama mundial e desafios na identificação. O evento contou com a participação de Fernando Dias, coordenador médico das Unidades de Terapia Intensiva do HSL e Ederlon Rezende, diretor do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, que apresentaram estudos mundiais e abordaram a importância de identificar a síndrome de forma rápida e precisa.

Diego Falci, coordenador do Serviço de Controle de Infecção do HSL, fez a abertura do evento dizendo que o Dia Mundial da Sepse é importante para que as pessoas reconheçam uma das principais causas de morte dentro dos hospitais. “Falar sobre sepse facilita o reconhecimento por parte da equipe profissional, no sentido de poder agir rapidamente e iniciar todas as medidas que podem diminuir a mortalidade dos pacientes”, explicou.

Dias abordou que a importância de ter um dia indicado para a discussão sobre a sepse visa levar conhecimento para todos os profissionais na área de saúde, a fim de buscar a redução de desfechos desfavoráveis. “No Brasil, por exemplo, nós temos as incidências de sepse mais altas do mundo e ainda temos um longo caminho para buscar melhores resultados e proporcionar ao paciente uma vida com qualidade, pois a sepse acaba impactando de maneira significante na redução da capacidade emocional e de aspectos cognitivos”, ressaltou.

Rezende, que participou da palestra de forma on-line, reforçou a ideia de que este é um tema muito importante de ser abordado. “Cada vez mais somos desafiados a entregar valor aos pacientes. Quando você pensa em entregar valor, você faz um trabalho de humanização. Por isso, perceber essa identificação da Sepse é o nosso maior desafio”, finalizou.