PRIMEIRA CIRURGIA DE PARKINSON NO HSL TRANSFORMA A VIDA DE PACIENTE DE 63 ANOS

Imagine ter episódios de tremores 16h horas por dia e, de repente, poder fazer coisas triviais do dia a dia, como descascar uma fruta, varrer o chão ou... subir em uma árvore!

A vida de Ito Meirer, 63, portador da doença de Parkinson há quase uma década, mudou completamente depois de passar por uma série de consultas com nossa equipe multidisciplinar composta pelos médicos neurologistas Dr. Bruno Fraiman, Dra. Sheila Trentin e Dr. Yuri Felloni; pelos neurocirurgiões Dr. Paulo Oppitz, Dr. Jorge Bizzi e Dr. Leonardo Frighetto; pela neuropsicóloga Neusa Chardosim; e pela fonoaudióloga Aline Prikladnick.

Nas primeiras consultas, Ito revelou o dia a dia com a doença: “depende muito do dia, mas geralmente eu fico bem 3h ou 4h horas por dia, durmo umas quatro ou cinco horas e depois fico tremendo, o que dá mais ou menos 15h ou 16h por dia”. Depois de inúmeras avaliações e reuniões multidisciplinares, ele foi o primeiro paciente da cirurgia de Parkinson operado do HSL. Segundo o neurologista Dr. Bruno Fraiman, o paciente foi encaminhado para a equipe do São Lucas quando o tratamento medicamentoso não estava mais surtindo efeito. “Ele apresentava um tremor e não havia melhora dos sintomas. Além disso, a medicação já não tinha mais o tempo-resposta necessário. Fizemos essa avaliação conjunta com todas as equipes e, após esses encontros, tivemos diferentes perspectivas de cada um para decidir pela cirurgia”.

A técnica utilizada foi a Deep Brain Stimulation (DPS), ou Cirurgia de Estimulação Profunda. Como explica a Dra. Sheila Trentin, neurologista do HSL, “o DPS consiste em um estímulo elétrico no cérebro e, a partir disso, podemos controlar o tremor e os movimentos involuntários”. A cirurgia foi realizada e o resultado não poderia ser melhor. Segundo o próprio paciente, tudo mudou e para muito melhor. “Antes eu achava que não aguentaria mais. E hoje os tremores são praticamente zero”. “Antes da cirurgia ele não conseguia fazer nada, só tremia em cima da cama. Agora ele está muito bem, não treme mais e faz tudo sozinho” conta Edel Meirer, irmã do paciente.

Confira em nosso instagram ou facebook (@hslpucrs) o vídeo dessa emocionante história.

Se você conhece um paciente com Parkinson e quer obter mais informações sobre consultas com nossos especialistas e a possibilidade dessa cirurgia, entre em contato através do telefone (51) 98504.6469.