Pneumologistas do HSL trocam vivências no 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia, em São Paulo

Liana, Chatkin e Caroline

O Hospital São Lucas da PUCRS marcou presença no 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e no 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, que aconteceram, simultaneamente, em Campinas, São Paulo. Considerado um dos maiores eventos de Medicina Respiratória de todo Hemisfério Sul e um dos maiores do mundo, o evento contou com a participação dos pneumologistas do HSL, Dr. José Miguel Chatkin, Dra. Liana Corrêa e Dra. Daniela Cavalet Blanco, além da residente Caroline Freiesleben Cruz. 

Além de participarem de importantes trocas científicas em conferências e mesas-redondas, os especialistas estiveram presentes no lançamento do livro Práticas Pneumológicas - edição ampliada, o qual foi organizado por Chatkin e possui dois capítulos escritos por profissionais do HSL. O primeiro tem como título Hemoptise e foi escrito por Liana, pelo pneumologista Dr. Gustavo Chatkin e pelo médico radiologista Dr. Thiago Krieger Bento da Silva. Já o segundo aborda o Manejo Diagnóstico da Hipertensão Pulmonar e foi elaborado por Daniela e pelos residentes Caroline e Erik Bonamigo. 

De acordo com Chatkin, foram mais de 1.600 congressistas do Brasil e do exterior que trocaram vivências importantes em muitos aspectos. “Nossa representação no evento foi muito boa. Um dos estudos apresentados no Congresso, o qual eu orientei a Dra. Caroline, falou sobre a comparação da resistência da streptococcus, bactéria responsável por uma das formas de pneumonia, aos antibióticos antes e depois da pandemia de Covid-19. Além disso, participei como autor de uma pesquisa sobre a importância da poluição e do tabagismo no surgimento ou na piora da asma, que lotou a sala e teve bastante impacto”, afirmou.  

Para Liana, que participou como ouvinte do evento e como uma das autora do livro Hemoptise, o congresso superou as expectativas e mostrou que ainda tem muito para contribuir com a pneumologia do Brasil. “Foi gratificante ter o livro em que participei lançado e ter nossa publicação sobre a bomba de chimarrão gerando doença pulmonar citado como uma descoberta que acrescentou na prática clínica de todo país”, ressaltou.