Palestra aborda a importância do diálogo sobre a doação de órgãos

Como forma de reforçar, ainda mais, a importância do diálogo entre amigos e familiares e conscientizar a população sobre a doação de órgãos, a Organização de Procura de Órgãos (OPO-2) do Hospital São Lucas da PUCRS realizou, nesta quarta-feira, 28, a palestra Doação de órgãos: o diálogo salva vidas. A ação, que aconteceu no anfiteatro Irmão José Otão, reuniu colaboradores do HSL e demais interessados para abordar a relevância da formação de opinião e esclarecer dúvidas.

Participaram da mesa-redonda o coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rafael Rosa, a enfermeira e integrante da Equipe de Cuidados Paliativos do HSL, Márcia Trindade, e a enfermeira e integrante da Equipe de Procura de Órgãos da Santa Casa (OPO-1), Jackeline Bicca. Durante o bate-papo, que foi mediado pela enfermeira da OPO-2, Katiane Rocha, os ministrantes trocaram experiências e discutiram assuntos que abrangem desde o final da vida até o momento em que a pessoa pode se tornar uma doadora de órgãos.

Márcia explicou qual é o papel dos enfermeiros paliativos no contexto da doação de órgãos. “Nós cuidamos de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida e que precisam de acompanhamento em grande dimensão de cuidado, como os que apresentam sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais”, pontuou. “Uma equipe especializada em cuidados paliativos pode contribuir muito no controle de sintomas, no apoio emocional e nas demandas sociais”, completou.

“O evento foi muito importante, esclarecedor e forneceu informações muito significativas e reflexivas, além de ter proporcionado um momento para tirarmos muitas dúvidas. Foi bacana ter participado”, afirmou a enfermeira da emergência do HSL, Silvana Freitas.