Outubro Rosa: saiba a importância de abordar a prevenção ao câncer de mama

O tipo de tumor mais comum entre as mulheres, o câncer de mama, atinge, normalmente, o público com idade entre 40 e 70 anos. A doença nasce nos lóbulos que produzem o leite ou nos ductos que levam o leite até o mamilo e, quando descoberta só no local, tem alta chance de cura. Para conscientizar a população e alertar para a prevenção, a campanha Outubro Rosa é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, constribuindo para a redução da mortalidade.

O oncologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Tomás Reinert, especialista em oncologia mamária, explica que o acompanhamento deve ser realizado de forma individual para cada caso e, por isso, é recomendado que as mulheres tenham uma consulta com o médico mastologista e façam a mamografia ou ecografia mamária pelo menos uma vez por ano. “O médico oncologista irá promover um tratamento individualizado a partir das características da paciente como idade e comorbidades, além de aspectos como tamanho, estágio que o tumor está e o tipo tumoral”, pontua.

Na maioria dos casos, o método de cura envolve cirurgia, que pode ser complementada com tratamentos de radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia e imunoterapia.  “O atendimento multidisciplinar com médicos de diferentes áreas é importante para um tratamento completo e preciso”, destaca Reinert.

Fatores de risco

De acordo com o especialista, não existe uma causa única para o surgimento do câncer de mama, mas a associação de diversos fatores pode estar relacionada ao aparecimento da doença. “O histórico familiar é uma das principais características. Ter algum parente próximo com a doença, principalmente mãe ou irmã, deve servir como um alerta para que mulheres busquem ter um acompanhamento médico constante”, ressalta.

Além disso, possuir uma rotina saudável, evitando o sedentarismo e a obesidade, pode auxiliar nos bons hábitos de vida. “Por isso, alimentar-se bem em qualquer fase da vida é um hábito saudável e de prevenção”, acrescenta o Reinert.

A importância do autoexame

O autoexame das mamas auxilia as mulheres a conhecerem o próprio corpo e detectarem possíveis modificações que devem ser acompanhadas, como alteração na densidade e na coloração das mamas, bem como o surgimento de nódulos. "É importante ressaltar que o autoexame ajuda, mas não substitui a realização dos exames de imagem. Por isso, o acompanhamento médico é indispensável”, finaliza o oncologista.

Como fazer

- Levante o braço esquerdo e o apoie sobre a cabeça. Depois, examine a mama com a mão direita

- Faça movimentos circulares, de cima para baixo

- Sinta a mama e analise-a devagar usando a ponta dos dedos

- Repita os movimentos na outra mama