Outubro Rosa: hábitos saudáveis auxiliam na redução dos fatores de risco que desencadeiam o câncer de mama

A maioria dos fatores de risco que podem desencadear um câncer de mama estão ligados à genética. Mas, existem medidas que auxiliam a reduzir essa incidência, como a adoção de hábitos saudáveis com disciplina e constância. A mastologista do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncolínicas, Marcelle Morais dos Santos, questiona: você sabia que a prevenção do câncer de mama começa por escolhas que você pode fazer hoje?

A especialista destaca que a importância de ter uma vida saudável é abordada frequentemente, mas não é uma tarefa fácil. “Se eu perguntar à uma paciente: vou te prescrever um comprimido para uso diário que vai reduzir teu risco para o câncer de mama em 30%. Tu farás o tratamento preventivo? A maioria delas responderá que sim. Mas, se eu questionar: se tu quiseres reduzir 30% da chance de ter câncer de mama optando pela prática de atividade física, reduzindo peso, deixando de fumar e diminuindo a ingestão de bebidas alcoólicas. Tu topas? É muito mais complicado”, destaca.

Para auxiliar na redução do risco de obter a doença, os principais fatores estão ligados ao controle de peso, principalmente após a menopausa, e à diminuição do consumo exagerado de álcool, pois alguns estudos mostram que a ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades, pode aumentar o risco. É importante incluir na rotina comidas com alto índice nutritivo e que ajudem na manutenção do peso, ingerir variedade de vegetais e legumes ricos em fibras, frutas e grãos integrais. Deve-se cuidar a alimentação baseada em carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e alimentos processados ou produtos de grãos refinados.

Abaixo, confira as principais recomendações que auxiliam na prevenção do câncer de mama:

- Mantenha um peso saudável durante a vida

- Seja fisicamente ativo

- Siga um padrão de nutrição saudável em todas as fases da vida

- Evite o consumo de álcool