Novembro Azul: especialistas destacam a importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata

O mês de novembro é marcado pelo movimento criado para a conscientização do câncer de próstata a fim de alertar a população masculina sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce: o Novembro Azul. A doença é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% dos pacientes. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Caracterizado como uma doença silenciosa, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Os sintomas relatados por pacientes já em estado avançado são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina.

Um dos fatores de risco mais frequentes do câncer de próstata é o histórico familiar, conforme destaca o urologista do HSL, Guilherme Sjoman. “Ter algum tipo de parentesco com alguém que já deve a doença aumenta o risco de desenvolvê-la ao longo da vida”, afirma. Outras questões também estão ligadas ao diagnóstico, como a idade, pois à medida que o homem envelhece, as chances de formar o tumor também crescem. Além disso, o sedentarismo, o consumo excessivo de gordura e a obesidade também são aspectos que devem ser levados em consideração.

O urologista do HSL, Andrei Cardoso Centeno, ressalta que a indicação da Sociedade Brasileira de Urologia referente ao rastreamento do câncer de próstata é de que ele seja realizado a partir dos 45 anos para homens com histórico familiar da doença e para população afrodescendente, que tem um risco 60% maior de desenvolver o tumor do que as de outras etnias. A população em geral deve realizar o acompanhamento a partir dos 50 anos. “O rastreamento é composto por um exame de sangue simples, fácil de ser coletado e indolor. Desde que o acompanhamento foi instituído, temos notado uma redução de mais de 50% dos casos de mortalidade dos pacientes. O exame é importante e salva vidas”, pontua.

Cerca de 40% dos pacientes diagnosticados no consultório possuem tipos da doença com progressão lenta, podendo ter acompanhamento com exames de imagem e biópsias. O urologista do HSL, Gustavo Franco Carvalhal, explica que os casos de câncer de próstata mais agressivos, considerados intermediários ou elevados, devem ser tratados com cirurgia ou radioterapia. “A medicina avançou nos últimos anos e uma série de técnicas minimamente invasivas foram implementadas, desde videolaparoscopia até cirurgia robótica. De forma gral, o paciente que tem o diagnóstico da doença pode ser tratado com uma chance de cura de 90%, com poucas complicações e muitas seguranças”, destaca.

Segundo a urologista do HSL, Franscine Carvalho, uma das complicações ou alterações mais temidas após a cirurgia de próstata é a incontinência urinária. “É uma condição que tem um impacto grande na qualidade de vida, mas que, atualmente, com o aprimoramento da técnica e a experiência do cirurgião é uma complicação que acontece em menos de 3% dos casos”, detalha. Para a especialista, muitos dos pacientes atrasam o diagnóstico e demoram para buscar atendimento médico com medo de possíveis complicações ocasionadas pelo tratamento. “Hoje sabemos que isso acontece na minoria dos casos e, caso acontecer alguma alteração, a medicina já evoluiu e existem diversos tratamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente”, finaliza.

Mais informações

O Serviço de Urologia do HSL é referência em uro-oncologia, disfunções miccionais, cirurgia videolaparoscópica, andrologia e transplante renal. O hospital conta com um Centro de Urologia onde são realizados atendimentos de urgência e eletivos, exames diagnósticos em urologia e procedimentos ambulatoriais como tratamento de HPV, sondagem da via urinária e curativos específicos. Com um trabalho integrado entre diferentes áreas, o paciente tem a possibilidade de receber um atendimento multidisciplinar com cuidado de forma global. Informações sobre consultas e agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (51)3320-3000 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.