Novas regras para rotulagem de alimentos são divulgadas pela Anvisa

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) divulgou as novas regras para atualização de rótulos nutricionais dos produtos industrializados nos mercados. O objetivo da mudança é incentivar o consumidor a ter escolhas alimentares mais conscientes, principalmente as pessoas que possuem diabetes ou hipertensão.

As adequações já estão em vigência, mas a indústria tem o prazo de 36 meses, ou seja, até 2025, para finalizar as apropriações em função dos produtos que já circulam no mercado.  As informações nutricionais passam a constar na parte frontal da embalagem, em uma tabela com fundo branco e letras pretas, a fim de facilitar a leitura.  Além disso, o símbolo da lupa foi adicionado com objetivo de chamar atenção para os nutrientes em maior quantidade e passou a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados.

De acordo com a coordenadora de Nutrição do Hospital São Lucas da PUCRS, Luciane Carvalho, o valor energético e de nutrientes deverá vir calculado por 100g ou 100ml, além de ser informado o número de porções na embalagem. “É importante estar atento aos rótulos dos alimentos para fazer escolhas mais conscientes e saudáveis”, ressalta.