Na saúde e na doença: equipes do HSL organizam casamento a paciente em cuidados paliativos

Juntos há quase 29 anos, Claudemir Cardoso e Michele Porto Dionízio sempre tiveram o sonho de casar e oficializar a relação. Desde 2011, Cardoso é paciente do Hospital São Lucas da PUCRS e, atualmente, está internado com cuidados paliativos por complicações renais e diabéticas. Para realizar esse sonho, a equipe assistencial e o time de Experiência do Paciente realizaram, pela primeira vez, uma cerimônia de casamento nesta sexta-feira, 9, na Capela São Lucas. Claudemir e Michele teriam, assim, o momento do tão sonhado sim.

A cerimônia foi idealizada a partir de um vídeo gravado pela enfermeira assistencial Greta Musa, que, enquanto fazia sua rotina de visitas a Claudemir, ouviu o pedido do paciente. “Ele estava bem lúcido e disse que queria, como o último pedido dele, se casar com a Michele, pois eles já estavam juntos há quase 29 anos e nunca tiveram a oportunidade de realizar esse sonho. Eu me derramei em lágrimas, saí do quarto e entrei em contato com a minha liderança solicitando que agilizássemos a cerimônia o quanto antes”, ressaltou. “Hoje foi o momento mais gratificante que eu já vivenciei na minha profissão”, destacou.

Greta, além de auxiliar na organização do evento e na produção da noiva, foi madrinha de casamento do casal, junto com a psicóloga Gilmara Pereira de Lima e o enfermeiro assistencial Bruno Gonçalves Costa. “Eu nunca tinha sido madrinha de casamento, foi muito emocionante, estou com o coração palpitando. Tenho certeza de que esse momento ficará para sempre na memória”, declara emocionada. Além disso, o Dr. Moacir Traesel, nefrologista do HSL, participou da cerimônia levando Michele até o altar.

Enfermeiros, médicos, familiares e demais colaboradores do HSL participaram do momento que emocionou a todos os convidados. Após a cerimônia, o casal pôde celebrar a união com o tradicional bolo de casamento e o carinho da família. “Hoje foi um dia muito especial no Hospital São Lucas da PUCRS. Recebemos essa solicitação da enfermeira assistencial Greta Musa, que nos trouxe o desejo do Claudemir. Isso é o que nos mantêm com muita força, estamos aqui para fazer o nosso melhor sempre e proporcionar uma melhor experiência de jornada para os nossos pacientes. Agradecemos a todos que nos ajudaram para que fosse possível tornar esse sonho realidade”, pontuou Ana Paula Silva de Freitas, do setor de Experiência do Paciente do HSL.

Com um sorriso estampado no rosto, Michele agradeceu a todos os envolvidos na realização da cerimônia e disse que foi um momento muito importante, um sonho realizado. Foi uma ideia que surgiu em uma conversa, em um sábado à noite, quando ele disse que tinha o sonho de casar e ter um filho. Então conversei com a enfermeira Greta, que agora é minha madrinha, ela gravou o pedido, mostrou para a chefe dela e, quando vimos, todos já estavam sabendo que íamos nos casar. Agradeço a Deus, pois foi um dia bonito e especial”, finalizou.