Meningite em pauta: saiba a importância da vacinação

Nas últimas semanas, um surto de meningite foi divulgado no estado de São Paulo e deixou o país em alerta para a prevenção de novos casos. A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que é causada, normalmente, por fungos, bactérias e vírus. Desses agentes, as mais comuns e preocupantes para a medicina são as bactérias, pois podem ocasionar casos graves, tem potencial de causar surtos e levar até a óbito.

Segundo o infectologista e diretor técnico do Hospital São Lucas da PUCRS, Fabiano Ramos, as causas mais frequentes da doença são as infecciosas e as principais bactérias que atingem a população são meningococos e pneumococos, que são transmitidas por meio de secreções nasais, ou seja, por contato com pessoas contaminadas. “Os principais sintomas da patologia são dor de cabeça, febre alta, náuseas, vômitos e mal-estar”, explica o especialista.

Apesar da faixa etária de alto risco de adoecimento ser o público infantil, os adultos são os principais responsáveis pela circulação da doença. À medida que a população envelhece, a meningite bacteriana torna-se mais comum, em virtude do sistema imunológico estar mais enfraquecido. Segundo Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o Calendário Nacional de Vacinação contempla todas as fases da vida. Por isso, o Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação contra a meningite. “A principal forma de prevenção para a meningite é a vacina e a população precisa estar atenta”, ressalta Ramos. Mais informações sobre as recomendações da SBIm podem ser acessadas no site.