Má circulação nas pernas: saiba quais são as causas e os sintomas

A má circulação nas extremidades, como pés e pernas, é o tipo mais grave da situação e é utilizada para se referir a diversos sintomas, como dor, sensação de peso, cansaço e formigamento, entre outras sensações. Isso acontece em decorrência de problemas como pressão arterial, diabetes e colesterol alto, devido ao estreitamento ou obstrução da circulação do sangue para as células.

Para o cirurgião cardiovascular do Hospital São Lucas da PUCRS, Rubens de Araújo, o que é mais grave na má circulação é o segmento arterial, que pode levar a perda das extremidades. “O coração é uma bomba que empurra o sangue por meio das artérias para o pulmão, que filtra e retorna para o coração. A partir daí, as artérias enviam o sangue para diversos órgãos, músculos, ossos e pele”, explica. “Esse caminho que o sangue percorre para a chegada nas células é o que possui mais risco, pois, se não chegar corretamente, a célula pode ter seu funcionamento interrompido e o paciente corre o risco de amputação dos membros”, complementa o especialista.  

O planejamento e acompanhamento médico é fundamental para o sucesso da operação, segundo Araújo. “O tratamento é realizado através do uso de medicamentos e, em momentos mais críticos, opta-se por procedimentos endovasculares, que é quando ocorre a abertura das artérias que estão irrigando a extremidade”, finaliza.

Dicas de como evitar e tratar a má circulação

- Pratique atividades físicas regularmente

- Tenha uma alimentação saudável

- Não fique em pé ou sentado por um período longo

- Controle o peso corporal

Mais informações

O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HSL presta atendimento em todas as patologias arteriais e venosas, com diagnóstico acurado por métodos de imagem não invasivo ou invasivo. Os tratamentos são realizados por cirurgia convencional, cirurgia híbrida ou por técnicas minimamente invasivas. Mais informações sobre agendamentos e consultas podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.