José Miguel Chatkin: 50 anos dedicados à medicina e ao combate ao tabagismo

Pneumologista recebe Mérito Médico 2024 do Cremers e celebra trajetória de vida dedicada à saúde 

 

Em homenagem ao Dia do Médico, na última semana, o pneumologista do Hospital São Lucas da PUCRS, dr. José Miguel Chatkin, foi agraciado com o Mérito Médico 2024, concedido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). A homenagem celebra os 50 anos de formação na Medicina e reconhece a extensa e relevante contribuição de especialistas da área para a saúde da população. No evento, os pneumologistas Virgílio Tonietto e Carlos Cezar Fritscher, médicos já aposentados que integraram o Serviço de Pneumologia da Instituição, também foram homenageados.  

Emocionado com a honraria, dr. Chatkin destaca que é um reconhecimento de uma vida inteira dedicada à medicina. “Esse mérito me deixou emotivo, visto que hoje, após 50 anos de formação, já pude colher muitos frutos e agora estou deixando meu legado aos meus filhos, partindo para, em breve, uma aposentadoria”, afirma.  

Dos 50 anos de carreira, 47 foram dedicados ao estudo e tratamento de doenças pulmonares em combate ao tabagismo. Sua paixão pela pneumologia tem raízes profundas e pessoais: o pai do médico faleceu como vítima do tabagismo, o que motivou o especialista a dedicar sua vida ao combate da causa.  

O pneumologista também se envolveu com a luta antitabagismo sendo coordenador da Comissão Brasileira de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) por quatro anos, tendo como resultado da sua atuação a diminuição significativa do percentual de fumantes em relação a outros estados. Para além do desempenho na causa, atualmente o especialista é membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina e 1º secretário da Diretoria.  


Uma história de família 

A medicina é uma tradição de família para os Chatkin. O filho de Dr. José Miguel, Gustavo Chatkin, também é pneumologista e atua na mesma instituição que o pai, assumindo seus pacientes e atividades clínicas neste momento de transição. Já a filha, Raquel Chatkin, é nutricionista e atua, também na instituição, no Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica. 


Trajetória acadêmica   

- 136 publicações em revistas científicas  

- Sete livros publicados  

- 51 capítulos de livro (12 deles no exterior, na Espanha, Canadá e Portugal)   

- 27 prêmios por pesquisas científicas (oito internacionais e 19 nacionais) 

- 17 orientações de doutorado e 15 orientações de mestrado