#jeitoHSLdeproteger: Hospital São Lucas da PUCRS é vencedor do Top Ser Humano 2022

A lista dos vencedores do prêmio Top Ser humano 2022, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), foi divulgada nesta terça-feira, 1º de novembro, e o Hospital São Lucas da PUCRS foi um dos selecionados pelo Programa #jeitoHSLdeproteger. Com objetivo de promover uma cultura de proteção de dados na instituição e na adequação necessário à Lei Geral de Proteção de Dados de 2020, o projeto teve início no HSL quando a lei entrou em vigor em todo o país.

Com a criação de um comitê LGPD e com a promoção de atividades que incluem um grupo de facilitadores, workshops e ações lúdicas e interativas de integração e apreensão da lei, mais de duas mil pessoas já foram inseridas na cultura de empoderamento, protagonismo e, acima de tudo, proteção de todos. Para englobar diferentes áreas da instituição, um time de colaboradores é responsável por manter a proteção interna e externa de dados.

A execução do trabalho é estruturada em três trilhas: conscientização, quando foram indicados 80 facilitadores de diferentes áreas e turnos, que passaram a atuar como elos entre o Comitê de Proteção da Dados e os demais colaboradores; mapeamento, com um diagnóstico para verificar origens de entrada e saída dos dados pessoais, fontes de coleta, armazenamento, finalidades de tratamento e identificação de oportunidades de adequações, entre outras outros; e auditoria, com a adesão de uma etapa dedicada à LGPD no Programa Integrado de Qualidade do hospital, em auditorias internas para acompanhamento dos resultados.

Desde o início dos trabalhos, já aconteceram diversas ações para a sensibilização da cultura da segurança de dados. Como resultado, mais de dois mil colaboradores foram capacitados de forma híbrida em intervenções in loco, exercitando a teoria na prática e ampliando a necessária cultura de proteção no ambiente hospitalar. A estratégia segue as práticas de Governança da Rede Marista, aperfeiçoando indicadores, publicando guias e e-books que possam ser disseminados e envolvendo a comunidade e os pacientes, para um engajamento coletivo nesse âmbito.

Segundo o diretor-geral do HSL, Saulo Mengarda, os facilitadores são importantes para que seja possível ter alcance em todas as áreas e fazer com que os resultados das ações cheguem de forma mais rápida. “Desde a implantação e a realização dos treinamentos, enxergamos uma evolução dos resultados e aumentamos nossa exigência, ou seja, as pessoas estão ficando melhores nos resultados. Esse prêmio veio reconhecer esse case institucional e o trabalho da equipe que colocou ele em prática”, destacou.

Para a Data Protecter Officer (DPO) da LGPD no Hospital, Priscila Carvalho Pinto, este é um trabalho de extrema relevância para pessoas que atuam na área da saúde. “Conseguimos articular um excelente grupo de trabalho com integrantes que estão em prol de conformidade da lei. Isso é desafiador e a conquista desse prêmio é muito gratificante”, ressalta. “Para incorporar a cultura de proteção de dados dentro da instituição é necessária uma mudança de mindset. A LGPD não pode ser vista como um empecilho ou obstáculo que atrapalhe os processos, mas como um caminho essencial para a segurança dos clientes, pacientes e colaboradores. Mostra o respeito com o indivíduo e com a comunidade, o que traz melhoria contínua e melhor capacidade de gestão”, completa.