Janeiro Branco: a atenção à saúde mental como prioridade
Iniciativa reforça a importância de promover incentivo aos cuidados com a saúde mental e o bem-estar
A campanha Janeiro Branco nos convida à reflexão sobre a importância da saúde mental em nossas vidas e no nosso dia a dia. Segundo especialistas, especialmente após as festividades de fim de ano, a ansiedade pode se intensificar. Por este motivo, a recomendação é avaliar e compreender como cuidar de si mesmo para iniciar o ano com mais leveza e adotar estratégias para o equilíbrio da saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Além disso, o bem-estar de uma pessoa não depende apenas do aspecto psicológico e emocional, mas também de condições fundamentais, como saúde física, apoio social, condições de vida de maneira geral. Além dos aspectos individuais, a saúde mental é também determinada pelos aspectos sociais, ambientais e econômicos.
A psicóloga do Hospital São Lucas da PUCRS, Daniele Pioli, explica que os desafios do mundo moderno e a pressão social podem afetar nosso bem-estar emocional, por isso é fundamental buscar ajuda quando necessário. “Principalmente neste período, que um novo ano se inicia, as expectativas, as comparações e o retorno à rotina podem desencadear a ansiedade. É comum sentir-se assim, mas é importante encontrar formas de lidar com esses sentimentos”, pontua.
Sintomas de alerta:
Preocupação excessiva
Irritabilidade
Tensão muscular
Dificuldade em se concentrar
Insônia
Cansaço
Dificuldade em relaxar
Sintomas físicos
Dicas para cuidar da saúde mental:
Pratique atividades físicas regularmente
Tenha uma alimentação equilibrada
Durma bem
Conecte-se com a natureza
Cultive relacionamentos saudáveis
Busque ajuda profissional quando necessário
Pratique técnicas de relaxamento, como meditação e yoga
Estabeleça metas realistas e celebre suas conquistas
Expansão nos serviços de saúde mental
No mês de dezembro, o Ministério da Saúde habilitou 3.019 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em todo o País, o que correspondeu a 100,2% da meta prevista no Plano Nacional de Saúde (PNS) para 2024. Este é um marco do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no Brasil, uma vez que os CAPS oferecem serviços em caráter aberto e comunitário, destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental.
“O Janeiro Branco é um convite para cuidar de si mesmo e construir uma vida mais leve. Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada. Ao buscar ajuda e adotar hábitos saudáveis, é possível enfrentar os desafios e encontrar o equilíbrio emocional”, finaliza Danieli, psicóloga do Serviço de Psicologia do Hospital São Lucas da PUCRS.