Inseparáveis em momentos bons e difíceis, cão de assistência traz amor e alegria para paciente internada no HSL

Quando um carinho, uma lambida ou um rabinho balançando fazem toda diferença em um momento difícil. Pensando nisso, Juracy Pereira Pimentel Martins, 86 anos, paciente oncológica internada no Hospital São Lucas da PUCRS, está recebendo apoio da Ella, o cão de assistência de sua filha, Cris Berger, enquanto realiza acompanhamento médico. Desde 2019, a instituição realiza o projeto Pata Amiga, que consiste na visita de animais de estimação para pacientes internados, e, neste mês, a equipe de colaboradores do hospital foi surpreendida com a chegada e permanência da Ella.

Acostumada a ser bem recebida em hotéis e restaurantes pet friendly que frequenta, Cris conta que nunca teve essa recepção em um hospital. “Fui muito mais que aceita, fui abraçada e amparada. Percebi que a Ella trouxe amor para a minha mãe e esse sentimento foi porta afora, pois funcionários, médicos e enfermeiros se encantaram com ela e a deram muito carinho”, relata. Para a acompanhante, é imensurável a diferença que um animal de estimação pode fazer na vida de um paciente. “É importante ter contato com cachorro em um ambiente onde tratamos de doenças, despedidas, lutas, dores, perspectivas de vida e tratamentos”, completa.

A coordenadora assistencial do HSL, Roberta Marco, conta que a chegada da Ella foi uma surpresa, pois as equipes estão acostumadas com as visitas pet e não com a permanência deles. “A proposta da Ella ficar aqui em tempo integral trouxe uma visão diferente para o nosso projeto. Ela trouxe uma satisfação e qualidade de trabalho para os profissionais”, pontua. Roberta destaca que existem diversos estudos sobre os benefícios que os animais de estimação fazem para seus tutores. “Desde questões psicológicas até melhoras clínicas dos pacientes. A estadia da Ella aqui traz benefícios não só para a Juliana e a Cris, mas para toda equipe do HSL também”, finaliza.

Muito mais que uma acompanhante

Nesta quinta-feira, 20, a equipe de Experiência do Paciente do HSL organizou a entrega de um presente para a Ella, que foi feita pela diretora assistencial do hospital, Simone Ventura: um jaleco e um crachá personalizado de acompanhante. A vestimenta oficial foi costurada pela colaboradora Virginia, da Rouparia do HSL. Segundo a supervisora do time de Experiência do Paciente, Ana Pula Maykel, a colega disse que seria um desafio e pediu as medidas da cadela para iniciar a confecção. "Depois de medirmos a Ella, a Virginia fez o jaleco em apenas uma hora, com muito carinho". Feliz e emocionada com o gesto, Cris disse que “nem nos meus melhores sonhos imaginei essa recepção. Muito obrigada por todo acolhimento comigo e com a Ella”, agradeceu. Depois de receber a lembrança, Ella visitou alguns pacientes internados em quartos próximos a fim de levar amor e esperança para cada um deles.