I Jornada de Cuidados Paliativos aborda cuidado individualizado, escuta ativa e saúde

Com o Anfiteatro Irmão José Otão lotado de pessoas em busca de conhecimento, o Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital São Lucas da PUCRS, com o apoio do Centro de Oncologia do HSL/Grupo Oncoclínicas, realizou a I Jornada de Cuidados Paliativos nesta sexta-feira, 28. Em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos (9 de outubro), que abordou, neste ano, o tema Curando Corações e Comunidades, a atividade contou com palestras sobre compaixão, cuidado, misericórdia e espiritualidade.

A diretora assistencial Simone Ventura destacou que o evento possibilitou o compartilhamento de conhecimento sobre as práticas de humanização, carinho e cuidado. “Essa iniciativa é uma combinação essencial para o acolhimento do ser humano em todas as suas perspectivas de vida. Hoje tivemos a oportunidade de falar de cuidados paliativos e de tudo que eles significam: compaixão, cuidado consigo e com o outro, laços com a comunidade, dom da misericórdia, espiritualidade e saúde”, pontuou. “Se os cuidados paliativos fossem verbos, certamente seriam doar, compartilhar, viver e o mais importante, amar incondicionalmente”, completou.

Para o médico e coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do HSL, Lucas de Azambuja, a jornada marcou um novo momento do HSL. “Hoje é um dia significativo, pois marca um novo ciclo do Núcleo de Cuidados Paliativos dentro do hospital, que vem passando por importantes de mudanças. Nós enxergamos um futuro promissor e eu acredito que o grupo faz parte dessa força de mudança”, ressaltou.

“É um prazer ver uma instituição tão respeitada como o Hospital São Lucas realizando uma jornada de cuidados paliativos, um tema que se torna urgente num momento de envelhecimento da população brasileira e que é essencial para toda comunidade. Temos que entender a importância de acompanhar o paciente não, necessariamente, em final de vida, mas durante toda jornada dele. Para mim foi uma experiencia excelente”, declarou a voluntária da Comunidade Compassiva da Rocinha, do Rio de Janeiro, Ligia de Azambuja Gomes Carneiro.