HSL RECEBE NOVOS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS DE ALTA TECNOLOGIA POR EMENDA PARLAMENTAR

Na quarta-feira, 27 de julho, o Hospital São Lucas recebeu a visita do Deputado Federal Marcel van Hattem para a entrega do lote de instrumentais de ponta destinada à nossa renomada equipe de neurocirurgia, reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação. Os instrumentos para o bloco cirúrgico foram adquiridos através de verba parlamentar com projeto apresentado pelo setor de Escritório de Captação de Recursos e Projetos do HSL.

De acordo com Izadora Silveira, gerente de captação, a indicação de recursos vai beneficiar inúmeros pacientes do HSL. “Esses pacientes dependem de cirurgias cada vez mais minimamente invasivas. Estamos muito felizes por esse apoio do deputado”.

Marcel van Hattem ressalta o sucesso na aplicação de uma medida parlamentar quando ela significa melhoria na vida das pessoas. “Isso melhora a vida de quem está passando por uma cirurgia e também a vida dos médicos, que precisam de um equipamento cada vez mais avançado para uma cirurgia. É também uma medida de economia de recursos públicos, pois essas cirurgias podem ser feitas evitando custos em outras áreas da medicina ou mesmo provocando sofrimento a esses pacientes”.

Saulo Mengarda, diretor geral do HSL, destaca o quanto a entrega é significativa. “Isso terá um impacto muito positivo em nosso atendimento. Agradecemos ao deputado por esse incentivo, o que irá trazer ainda mais qualidade, segurança assistencial e benefícios à população assistida pelo São Lucas”.

O equipamento recebido conta com endoscópios de 0°, 30° e 45º, pinças para micro biópsias e dissectores e aspiradores para realizar diversas cirurgias neurológicas, como a remoção de tumores da hipófise, por exemplo, um procedimento realizado em conjunto por oncologistas e neurocirurgiões da instituição.

 

Você sabia que...

Nos anos 1980 e 1990, as cirurgias de remoção de tumores da hipófise – sendo em grande maioria benignos – utilizavam outros materiais cirúrgicos e eram realizadas através da abertura de crânio, procedimento chamado de craniotomia. Desde o início do século 21, os tumores passaram a ser ressecados exclusivamente pelo nariz com instrumentais como os recebidos pelo HSL.

Fonte: Dr. Gerson Maahs – Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital São Lucas da PUCRS