HSL realiza aplicação de antidepressivo de forma intranasal em casos de depressão resistente ou comportamento suicida

De forma pioneira no Estado, o Hospital São Lucas da PUCRS realiza a aplicação do medicamento Cloridrato de Escetamina (Spravato), o primeiro spray nasal indicado para a rápida redução dos sintomas depressivos em pacientes adultos. A medicação foi aprovada para uso pela Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos em 2019 e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 2020. A medicação pode ser aplicada em pacientes internados no serviço de psiquiatria ou de forma ambulatorial no Espaço Marcelino Champagnat, com o acompanhamento da equipe de psiquiatria do HSL.

A médica psiquiatra responsável pela aplicação no HSL, Dra. Sayra Catalina, afirma que o tratamento é indicado a pessoas de 17 a 65 anos, com quadro de depressão resistente, ou seja, pessoas que não responderam a dois tratamentos anteriores com antidepressivos convencionais, ou que tenham comportamento suicida. “Como a via de aplicação é intranasal, o medicamento não precisa do metabolismo de primeira passagem no fígado, agindo rapidamente nos receptores do cérebro”, destaca a especialista a respeito do efeito rápido da medicação. Sayra também explica que esse tratamento possui um mecanismo de ação inovador. “Enquanto os antidepressivos convencionais tentam equilibrar os neurotransmissores associados ao bem-estar como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, o cloridrato de escetamina modula os níveis de glutamato, molécula que restaura e melhora as conexões entre os neurônios”, complementa.

A indicação é de que a nova medicação, associada ao tratamento padrão do paciente, possibilita a redução dos sintomas depressivos e dos pensamentos suicidas, em até 24 horas após a primeira dose, enquanto medicações convencionais podem levar de quatro a oito semanas para obter este efeito. Segundo a médica, o cloridrato de escetamina só pode ser aplicado em instituições hospitalares autorizadas, sob a supervisão de um profissional da saúde. “É muito gratificante, estarmos disponibilizando aqui no São Lucas, um medicamento moderno e com resultados promissores”, pontua. Cada caso deve ser avaliado de forma individual pelo médico que irá supervisionar o procedimento.

O tratamento é aplicado a pessoas com indicação psiquiátrica e que não tem contraindicações para a realização do medicamento. O HSL disponibiliza o tratamento de forma particular ou por meio da rede dos planos credenciados com o hospital. Interessados em obter mais informações ou agendar uma consulta com o serviço de psiquiatria, podem entrar em contato pelo telefone (51) 3320-3200 ou pelo WhatsApp (51) 98504-6469.