HSL promove iniciativa em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e o Grupo Medicação do Hospital São Lucas da PUCRS promoveram, nesta quarta-feira, 21, uma ação interna em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro. O tema abordado nesta edição é Medicação sem Danos e, a partir dessa ideia, as equipes desenvolveram uma iniciativa a fim de orientar os colaboradores sobre o uso seguro de medicamentos.

As equipes visitaram cada área do hospital nos turnos da manhã, tarde e noite, onde realizaram dinâmicas de interação com perguntas de verificação e curiosidades. “Abordar esse tema é importante para promoção da qualidade e segurança dos nossos pacientes”, explicou Suelen Stiehl Alves, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Camila Alencar Coelho Neto, enfermeira do HSL e integrante da iniciativa, destacou a importância da ação para o compartilhamento de informações. “Além disso, é uma forma de reforçar uma prática segura na administração desses medicamentos e fortalecer o nosso conhecimento”, ressaltou. Patrícia Santos, técnica de enfermagem do HSL, foi uma das beneficiadas da ação e contou que a iniciativa possibilitou pensar cada vez mais na prevenção de erros ao paciente. “A dinâmica do treinamento serviu para reforçar que devemos estar sempre atentos sobre o que fazer e é importante para que possamos sempre cuidar para que o paciente não ser prejudicado”, destaca.

I Simpósio de Segurança do Paciente

Nesta sexta-feira, 23, das 9h às 17h, acontecerá o I Simpósio de Segurança do Paciente do HSL. Gratuito, o evento ocorrerá de forma presencial, no Auditório Irmão José Otão, e terá como finalidade celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A ideia é promover discussões sobre boas práticas de segurança e qualidade na instituição.