HSL, Grupo Oncoclínicas e Espaço Débora Zago realizam ação para autoestima de pacientes oncológicas do SUS

Em um dia especial, para colecionar memórias e demonstrar carinho, o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas e o Espaço Débora Zago proporcionaram um momento para renovar a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer nesta quarta-feira, 19. Cerca de 30 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que fazem tratamento no HSL, foram agraciadas com corte de cabelo, escova, design de sobrancelha, maquiagem, manicure, pedicure e massagem, além de prestigiarem um coquetel durante o dia.

"Arrumei meu cabelo e fiz as unhas, foi uma surpresa e fiquei muito grata pelo convite, pois não é sempre que eu tenho oportunidade de estar em um salão de beleza e esse momento realçou meu estilo e minha autoestima", contou Eloá de Souza, que faz acompanhamento médico no HSL. Além das pacientes, a fim de zelar de quem cuida das mulheres em tratamento, as enfermeiras do Centro de Oncologia também participaram da ação e tiveram um dia de beleza, em que puderam estar com as pacientes em um momento comemorativo.

A coordenadora médica do Centro de Oncologia do HSL, Fabiana Viola, afirmou que realizar a manutenção da autoestima das mulheres é um quesito importante no tratamento oncológico. "Além da perda do cabelo, existem vários efeitos colaterais, principalmente nas pacientes que fazem quimioterapia. Por isso, momentos como esse causam sensação de bem-estar e quanto mais boas energias elas tiverem, melhor elas passam por esse momento delicado", destacou. A proprietária do salão, Débora Zago, ressaltou a felicidade em fazer parte da ação. "Receber essas mulheres é uma forma de entregamos amor e devolvermos a autoestima que, de alguma forma, elas perderam devido ao tratamento", finalizou.