Hospital São Lucas recebe visita de comitiva do Ministério da Saúde de Moçambique

A fim de conhecer a infraestrutura do Hospital São Lucas da PUCRS e promover internacionalização entre Brasil e Moçambique, uma comitiva do Ministério da Saúde do país da África Oriental visitou o HSL nesta quarta-feira, 14. O encontro foi promovido pela Diretoria de Relações Internacionais da PUCRS e a equipe foi recepcionada no HSL pelo diretor-geral Saulo Mengarda, pelo diretor financeiro Rogério Pontes Andrade e pela gerente de Captação de Recursos, Projetos e Inovação, Izadora Guedes da Silveira.

Participaram do momento o diretor nacional adjunto da Direção Nacional da Assistência Médica de Moçambique, Sérgio Seni; a farmacêutica e chefe do Departamento Terapêutico Hospitalar, Felicidade Sitoi; a enfermeira e ponto focal de Violência Baseada no Gênero, Raquel Cossa de Pinho; e a médica e assessora de Saúde, Della Mercedes. Durante a visita, os representantes conheceram a Farmácia Hospitalar, apresentada pela coordenadora geral Luana Kellen Pancotte, e o Laboratório Clínico do HSL, que foi mostrado pela chefe de serviço de imunologia, Adriana Simone Alves Zeferino.

A oportunidade serviu para que a comitiva pudesse conhecer o trabalho realizado no hospital, assim como trocar vivências entre profissionais da área da saúde de ambos os países. “Trocas de experiências sempre são produtivas. Para nós, é honra receber essa comitiva e passar a nossa experiência de atuação, além de entender como e o que eles fazem lá em Moçambique. É uma oportunidade de tirar um aprendizado nessa troca vivências” destaca Mengarda.

A enfermeira moçambicana Rachel, que é formada pela PUCRS, conta que, ao implementar alguns protocolos no Ministério da Saúde, surgiu a necessidade de pesquisar e verificar como os outros países estavam trabalhando em diferentes áreas. “Agradecemos todo apoio que nos deram para que tivéssemos essa oportunidade de interagir com a universidade, assim como conhecer as diferentes áreas do hospital. Acredito que essa troca vai contribuir para alguns desafios que estamos enfrentando no nosso país”, finaliza.