Hospital São Lucas da PUCRS realiza primeiro transplante de pele
Um marco histórico ocorreu no início deste mês de abril, o Hospital São Lucas da PUCRS realizou o primeiro transplante de pele na instituição. Uma cirurgia pioneira, que abre novos horizontes terapêuticos para pacientes com lesões cutâneas graves.
Esta foi a primeira vez em que a cirurgia foi realizada no HSL, o que representa um avanço significativo no campo da cirurgia plástica reconstrutora e uma demonstração do compromisso da instituição com a inovação e o bem-estar dos pacientes. Essa é uma conquista que coloca o hospital em destaque como um centro de excelência médica.
Trata-se de uma cirurgia reconstrutora, a qual tem como intuito primordial a restauração da integridade da pele em pacientes que sofreram queimaduras extensas, lesões traumáticas ou outras afecções dermatológicas graves. Além disso, busca-se promover a cicatrização mais rápida e reduzir o risco de infecções. Neste caso em questão, o intuito foi realizar a cobertura de uma lesão de parede abdominal de um paciente que já havia sido submetido a outras cirurgias, sem sucesso, para essa mesma finalidade.
A cirurgia foi liderada pelos cirurgiões plásticos, Dr. Milton Paulo de Oliveira, do serviço de Cirurgia Plástica Estética e Reparadora do HSL, e Dr. Eduardo Chem, diretor do Banco de Pele da Santa Casa de Misericórdia. Além deles, fizeram parte do processo três médicos residentes em cirurgia plástica, uma anestesista, uma enfermeira e duas técnicas em enfermagem, e demais funcionários do Banco de Pele e do HSL.
Cabe ressaltar que este procedimento é de indicação médica, para casos selecionados e, além da avaliação, faz-se necessário uma disponibilidade do banco de pele.