Hospital São Lucas da PUCRS promove evento em comemoração ao Dia Mundial de Voz

Celebração conta com artistas da OSPA trazendo a importância da voz através de reportório musical.  

Na semana do Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, o Hospital São Lucas da PUCRS organizou um evento de conscientização aos cuidados com a voz. Organizado pelo serviço de fonoaudiologia, a apresentação localizada no saguão do segundo andar do HSL, contou com o pianista Rodrigo Kerber e a cantora lírica, participante da OSPA, Raquel Fortes. Através do repertório musical mostrou o poder e a importância da voz por meio da música. 

A voz é uma das principais formas de comunicação entre seres humanos, e muitas vezes não cuidamos dela da forma como deveríamos. “É importante cuidar da voz ao longo da vida, porque a nossa voz muda, envelhece. O mau uso da voz pode trazer consequências muito importantes para nossa saúde geral”, explica a Dra. Lígia Mattos, Chefe do serviço de Fonoaudiologia do HSL. 

Rouquidão repentina, dores de garganta e dificuldades para engolir podem ser sintomas de múltiplas doenças sérias como câncer de laringe, mas são tratadas com automedicação e descaso em diversos casos. O correto, segundo a Dra. Lígia, é “dormir bem, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e hidratar o corpo [...], ficar alerta para sintomas com mais de quinze dias e procurar um médico especialista para tratamento”. 

Visando conscientizar a população sobre doenças vocais, especialmente o câncer de laringe, doença com alta incidência no Brasil, foi criado o Dia Mundial da Voz. A data foi idealizada pela, até então, Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV) que, a partir de 2004, passou a se chamar Academia Brasileira de Laringologia e voz (ABLV). O presidente da SBLV, na época era o Chefe de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Nédio Steffen. O médico possui mais de vinte anos de experiência e participação ativa em diversas campanhas de conscientização aos cuidados da voz. 

 

Para assistir ao espetáculo promovido pelo HSL, clique aqui.